sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ZX Spectrum não passaria nos testes de redioemissão

Mais um artigo que vi no Slashdot, desta vez sobre o ZX Spectrum sendo submetido a testes de emissão de ondas de rádio. Não se sairia muito bem, segundo o espectro registrado no computador ligado sem TV, gravador cassete, modulador de RF e cabos, somente com a fonte de alimentação:

Fonte: Ben Supper
A linha grossa preta representa os limites estabelecidos pela legislação. O Spectrum, nas condições do teste, ultrapassou o teto de emissão nas frequências de 42 MHz, atribuída à frequência harmônica do clock do Z80, e de 48,8 MHz, atribuída à harmônica do sinal PAL que está em ressonância com o cabo da fonte de alimentação. Segundo o autor dos testes, se mais periféricos fossem ligados ao computador, seriam gerados bem mais ruídos de radiofrequência do que o registrado no espectro acima.

Em defesa do Richard Altwasser, o engenheiro responsável pela criação do Spectrum, pode-se dizer que em 1982 não existiam ainda as normas que os produtos eletrônicos devem seguir atualmente. 

Já a respeito do TK90X, eu não acredito que se saia melhor em testes semelhantes, pois também não possui gabinete ou blindagem metálica.

2 comentários:

  1. realmente o tk gera muita interferência eletromagnética!!! lembro quando a minha mae escutava radio na frequencia am, ao ligar o tk, era tanta interferencia que acabava se sobrepondo a estação kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive mais sorte, pois nunca tive reclamações, apesar de ter morado em prédio quando vivia em Suzano. Mas não dá para negar que essas maquininhas eram muito ruidosas.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.