domingo, 21 de setembro de 2014

Encontro Clube TK 2014

Depois de ter ido ao encontro do ano passado, voltei novamente a participar deste evento para os aficionados pelos TKs e afins. 


O bonito TK acima é do Douglas. Desta vez eu só levei disquetes com adaptações que fiz e meu notebook com os meus trabalhos para o TK. Senti a ausência de Emmerson Maurílio, que é possuidor de um número grande de drosófilas albinas. Mesmo assim, felizmente, muita gente levou coisas interessantes para se ver.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do TBBlue por um dos coautores, o Fábio Belavenuto (o Victor Trucco não veio).


O TBBlue é uma implementação do ZX Spectrum em FPGA que vem sendo desenvolvido há certo tempo e está bastante maduro. A versão abaixo foi inserida numa caixa Patola e funciona com uma bateria que dura por quase 48 horas.


Pelo que deu para perceber, o comportamento deste dispositivo é bastante semelhante aos dos computadores originais, sendo que as pequenas diferenças não comprometem a experiência de uso. Eu joguei o Pinball da Sagittarian nele, foi bastante prazeroso reviver este jogo. Joguei também o Knightmare ZX, um remake do jogo clássico do MSX que não roda na TKMEM-128. Achei que sua jogabilidade é formidável!

Outro item trazido foi o clone da ULA em CPLD.


A sua produção será feita em pequena escala, sob demanda. Recomendo portanto que os interessados entrem em contato diretamente com o Belavenuto.

Além de diversos equipamentos, livros, fitas e outros itens, houve a sessão de trabalho dos que gostam de queimar os dedos com o ferro de soldar. Muitos equipamentos foram recuperados e ainda tive a oportunidade de ver o protótipo do AY embutido no TK e do TK-Joy.

Na minha percepção, o mais legal foi bater papo com os amigos que pude rever na ocasião, ou aqueles que pude conhecer finalmente. As horas passaram rapidamente e ficou aquele gosto de "quero mais". Não posso me esquecer de agradecer os anfitriões andreenses do evento, o Eduardo Luccas e o Clóvis.

Por fim, a foto geral com os participantes:

Fonte: BrancoRP2000
Agora espero encontrá-los num próximo evento.

3 comentários:

  1. Gostaria de poder ter ido. Nunca fui em um evento do TK,nem em outros tempos. Sorry!

    Esse TBBlue,usa o Z80 e a ULA dentro do FPGA?? Ou existe algum outro processador do tipo ARM fazendo as vezes do Z80???

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.