terça-feira, 19 de maio de 2015

Mod na M1+Explorer

A interface Multiface 1 com Explorer IV já foi mexida. Eu sou um terror para os colecionistas pois os meus brinquedos perdem a originalidade logo.


Troquei os fios cabinhos das chaves por par de fios paralelos brancos e instalei conectores Modu para ligar à placa. Deste modo, posso desconectá-los mais facilmente. Fiz a desinversão dos push-buttons que já estavam me dando nos nervos, pois eu acabava por acionar o botão errado; agora está como na M1 que sempre tive, isto é, botão preto para reset e vermelho para o botão mágico. Substituí a chave alavanca que habilita o joystick Kempston por uma menor, de 1 polo 2 posições.


Por fim adicionei um LED verde de 3 mm, não tinha porque não colocar um se havia lugar próprio na placa. Na foto acima (um verdadeiro trem de interfaces, infelizmente não estão no padrão Conecta+), pode-se ver o resultado.

Pensei se iria instalar uma outra chave alavanca para desativar a interface por completo, mas acabei me cansando e deixei para lá. Depois me arrependi, pois fica incompatível com o demo Pondlife e trava na 3ª parte, corrompendo a tela.


Desconectando a interface do conector de expansão, o programa roda normalmente.


Fica para uma próxima oportunidade a instalação da segunda chave.

6 comentários:

  1. Flavio, nao entendi uma coisa... qual interface vc tem que retirar do conector de expansão para o demo funcionar....???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clóvis. Tem que tirar a M1 porque ela é incompatível com Pondlife. Se tivesse a chavinha para desabilitar a interface (como na minha antiga M1), bastaria mexer nela, mas nesta nova não há.

      Excluir
  2. Onde desabilita? Que nem sabia... Bota um tutorial ou umas fotos pra ajudar os dummies

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um jumper dentro da M1 que é para habilitá-la. A mod seria colocar uma chave no jumper, para poder ligar/desligar a M1. Fique tranquilo, quando eu fizer esta mod, postarei aqui no Cantinho do TK90X. Um abraço, Oscar.

      Excluir
  3. Também não gosto muito dos cabinhos simples nesse tipo de ligação. Quando possível separo as vias necessárias de cabo flat que tem bitola compatível com esses conectores e é raro dar problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sido difícil achar em Curitiba cabo paralelo duplo que não seja demasiadamente grosso. Essa dica do flat é sensacional, vou passar a adotar no futuro. Obrigado, Leo.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.