segunda-feira, 4 de maio de 2015

ULA queimada e clone da ULA

Como o antigo dono tinha me alertado, o TK90X que adquiri recentemente estava com a ULA pifada.


Quando inseri o componente pifado no TK90X que uso rotineiramente, a tela ficava corrompida e totalmente ilegível.


O engraçado é que o computador funcionava normalmente, eu conseguia digitar comandos BASIC que eram executados. Por exemplo, digitando NEW seguido de Enter, depois de um certo tempo ouvia o bip de inicialização do TK90X, porém não podia ver o que estava acontecendo na tela. Repondo a ULA boa, o computador passou a exibir normalmente o conteúdo da tela, portanto concluo que é este o componente problemático.


Coloquei uma etiqueta para não misturar com os componentes em bom estado. Tenho mais 2 ULAs de reserva, mas não vou colocar uma delas no TK90X recém adquirido, pois pode ser que este ainda esteja com o problema que danificou o componente queimado. Não sei quando terei tempo para examinar o computador com mais cuidado, portanto ele ficará guardado por enquanto.

Tempos atrás o Branco tinha pedido uma ULA para enviar à China para ver se era possível duplicá-la. Poderia ser enviado um componente queimado e agora estou com esta, mas creio que não é mais necessária, pois a ULA foi clonada. Quem sabe, sirva para fazer chaveiro ou outro objeto decorativo.

Falando em clone, no mesmo lote recebi a ULA clonada pelo Victor Trucco. Acredito que seja o protótipo, pois Victor não chegou a produzir em escala maior. Encaixei no meu TK90X velho de guerra (repare na quantidade de mods da placa).


Funcionou perfeitamente, como se pode notar na tela inicial do TK90X.


Com duas ULAs originais e um clone, creio estar bem servido de reservas para alguma eventualidade, embora eu mesmo nunca ter queimado este componente.

3 comentários:

  1. Pessoal fica receoso, mas, a verdade é que a ULA do TK é bem robusta, eu também não me lembro de ter pifado alguma na minha mão duranto o uso do TK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o ponto mais fraco do TK é a RAM dinâmica. Do resto, é uma máquina bem resistente, aguenta muita judiação que tenho feito nela. :-D

      Excluir
    2. O tenso é se der azar de cair um raio durante uma tempestade e queimar apenas a ULA do TK, rs.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.