domingo, 17 de maio de 2015

TKMEM-128 com Conecta+2

Finalmente, depois de um longo tempo, resolvi montar uma das TKMEM-128, porém com uma diferencial. 


Das três TKMEM-128 que comprei do Eduardo Luccas, somente uma era montada e, as outras duas, vieram como a placa e a GAL gravada. A da foto acima, que montei hoje, empreguei o sistema Conecta+2 do Jorge Braga, uma adaptação do Conecta+ usado na IDS-2001ne (isto me faz lembrar que comecei a montar esta interface anos atrás, mas ficou parada).

Usei barra de pinos dupla de 90° e soldei-o no lugar do conector tipo edge, que é normalmente empregado para ligar no barramento de expansão do TK90X. Os conectores ficam do lado oposto ao dos componentes.


Como a distância entre as duas fileiras de furos (equivalente a 0,2 polegada) não coincidem com a da barra de pinos (0,1 pol.) tive que fazer uma adaptação. Abri o ângulo dos pinos superiores de 90° para cerca de 135° para que alcançassem as ilhas na placa. Para poder encaixar os pinos nos furos, tive que fazer mais uma dobra, posicionando a sua extremidade em ângulo perpendicular à placa.

 
A foto não ficou muito boa, mas espero que dê uma ideia do que foi feito. Em alguns casos, tive que puxar o pino para frente com alicate de bico, após inserção da outra extremidade no furo. Deu bastante trabalho e muita tentativa-e-erro.


Depois de devidamente soldados, é possível inserir os pinos no conector IDC (ou latch) que está ligado a um flat cable de 60 vias. Na outra extremidade há um outro IDC que está ligado a uma PCI com o conector edge que é ligado no TK90X (ou no caso da primeira foto, na minha IDS-91).



No outro lado da placa foram soldados os poucos componentes que fazem parte da montagem. Dispensei a ROM do 128K BASIC, pois eu nunca a uso; os jumpers JP1 e JP2 já estão soldados para usar a ROM do TK e o JP4 não é necessário. A propósito, o jumper JP3 encontra-se no lado da solda e deve ser selecionado com uma gota de solda; no meu caso, usei a posição 128K pois esta é a capacidade da SRAM que usei.

O leitor pode estar se perguntando o motivo de eu ter feito todo este trabalho. Um dos motivos é que o sistema Conecta+ é superior a um "trem" de conectores edges por ser menos propenso a mal contatos, mesmo que o conjunto seja movido (conectores edges exigem uma rigidez após conexão dos periféricos). Na verdade eu tenho uma outra ideia para esta interface, porém não é do meu feitio anunciar algo que ainda não tenha feito. Fica para uma eventual próxima postagem, mas sem promessas, pois não sei se vai dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.