domingo, 23 de agosto de 2015

Testador de CIs e Kolour Extended

São os novos projetos do Victor Trucco que estão para serem montados em breve. Entre em contato com ele para garantir o seu.


O Testador de CIs inicialmente destinava-se a testar DRAMs, mas conforme o produto foi sendo desenvolvido, passou a suportar também SRAMs, TTLs (convencionais, Schottky e HCMOS), CMOS 4000 e CMOS 4500. O número de part numbers que podem ser testados situa-se na casa de milhares, sendo que muitos foram realmente provados com dispositivos reais (emprestei alguns TTL e CMOS para o Victor para homologar o testador). Um item indispensável para quem se aventura a reparar equipamentos antigos.

O video apresenta este equipamento.


O Kolour Extended é uma placa para ser embutida no TK85 ou CP200 (mas há um problema para fazer caber no CP200S). Com um comando POKE 8,x permite mudar as cores do fundo e da frente da tela (para quem não sabe, estes computadores são preto-e-branco). O dispositivo dispõe de saída RGB para monitor e vídeo composto para TV e ainda possui chave para inversão de vídeo. Acredito que não haja software que aproveite o fato da colorização poder se dar por programação, mas pelo menos serve para tirar a monotonia visual dos clones de ZX-81. Na época que eu tive o CP200 seria possível no máximo grudar um simples celofane colorido na tela da TV (se bem que no passado eu nunca pensara em fazer isto).

O video mostra o funcionamento desta placa.


Há ainda um novo lote do SdiskII para a linha Apple, mas como não é algo que eu conheço, abstenho-me, para não falar alguma bobagem. Para ter maior detalhes ou adquirir alguns destes produtos, entre em contato direto com o Victor Trucco.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante esse milagre que o Victor fez!! Vai ser legal colocar um determinado poke em cada jogo,ou em cada fase de um jogo.

    Flavio,vc poderia perguntar para o Victor se ha como adaptar um teclado de Tk,Cp,MSX ou Spectrum +2 para o PC?? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu prefiro que você entre em contato direto com o Victor. Entre no site dele (link na postagem acima) que tem o endereço de e-mail.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.