sábado, 16 de janeiro de 2016

Áudio Ohmímetro do Newton Braga

Quando bolei o Ouvidímetro, eu sabia que a ideia de usar a audição para medidas elétricas não era inédita. Só agora deparei-me com um exemplo antigo.

Figura: Newton Braga
Newton Braga é uma figura muito conhecida por ser autor prolífico em diversas publicações, com destaque na revista Saber Eletrônica. Apesar de aposentado, mantém-se ativo e produz um portal web com diversos artigos, tanto os antigos como os atuais. Ele tinha publicado em 1984 o artigo "Econômico Áudio Ohmímetro" que está reproduzido em seu portal. Não me lembro do referido projeto, mas talvez uma vasculhada no Saber Eletrônica da época possa localizá-lo.

Trata-se de um oscilador na frequência de áudio baseado em dois transistores bipolares complementares (NPN e PNP), cuja realimentação é feita por resistores e capacitor. A saída é um alto-falante, cuja frequência emitida depende do valor da resistência do dispositivo a ser medido, o qual é intercalado no circuito.

Não reproduzirei o projeto aqui para obrigar o leitor a visitar o site do Newton Braga (falando sério, eu prefiro que sempre o verdadeiro autor seja prestigiado). Apesar de não ser uma configuração inédita, o interessante é o uso do tom gerado para identificar o valor aproximado da resistência, com precisão estimada entre 6 a 12%.

Outra coisa que chama a atenção é o uso de pontes de terminais para a montagem. Na época que comecei a brincar com eletrônica, este era o suporte mais comum para as montagens caseiras; confecção de circuito integrado ainda era um mistério para a maior parte dos hobbystas iniciantes.

3 comentários:

  1. Valeu, já estou visitando o portal do Newton C. Braga tenho ainda algumas revistas Saber Eletrônica....

    ResponderExcluir
  2. Confecção caseira de circuito integrado não deve ser fácil mesmo, rs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.