segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Mod no reset do TK95

Quando eu ligava o TK95 conectado à interface de drive IDS, o computador ficava travado.


A tela acima é típica de quando o Z80 fica travado (mais detalhes com Victor Trucco). O computador pode ser reinicializado apertando o botão de reset da interface de drive, mas há de convir que não é uma situação satisfatória.

Adaptado do esquema de Danjovic
Logo que o TK é ligado, o microprocessador necessita que seja aplicado nível baixo no pino 26 (/RESET) durante pelo menos 3 ciclos de clock (cerca de 0,8 μs). Como se vê no esquema acima, o sinal /RESET está ligado ao capacitor C17 que está aterrado e ao resistor R29, ligado à alimentação de +5 V. Logo que se liga o computador, o capacitor está descarregado e portanto a tensão no pino 26 será de 0 V, acionando o /RESET. Uma pequena corrente circula no R29, carregando o capacitor e aumentado a tensão, até que o pino 26 passa para nível alto. O tempo da transição do nível baixo para alto é da ordem de fração de RC (contante de tempo). Fazendo as contas, 1 MΩ×100 nF = 1×106×100×10−9 = 0,1 s. Pode-se ver que este tempo é muito maior do que é requerido segundo datasheet do Z80, porém é necessário, se levar em conta que o restante do sistema deve-se estabilizar até estar funcional.


Tomando parte do esquema elétrico da interface IDS acima, pode-se ver que o /RESET é ligado ao resistor R14 de 5,6 kΩ, valor muito menor que 1 MΩ do TK95. A constante de tempo é diminuída em várias ordens de grandeza, o que de alguma forma impede que o processo de inicialização ocorra (apesar da constante RC de 560 μs ser muito superior a 3 ciclos de clock).

A solução consiste em trocar o C17 do TK95 por um de maior capacitância, para aumentar a constante de tempo. Mas, ao mesmo tempo, será necessário diminuir o valor resistência de R29 proporcionalmente. Eu empreguei 3,3 μF e 33 kΩ que mantêm a mesma constante de tempo de 0,1 s.


Os componentes a serem substituídos são os que estão destacados na foto acima, logo do lado do Z80. A dessolda de componentes na placa do TK não é algo trivial, requer certa experiência para não danificar nada (observe as advertências sobre as coisas que eu publico).


A foto acima é depois de ter substituído os dois componentes. Em amarelo, um capacitor cerâmico multicamadas de 3,3 μF (poder-se-ia usar um eletrolítico, mas seu tamanho seria maior). O resistor é de 33 kΩ, com anéis laranja, laranja, laranja e dourado.


Depois da mod, o computador inicializa corretamente, logo entrando no menu da interface IDS. Eu já tinha feito esta mod em alguns dos meus TK90X, mas não havia documentado detalhadamente como agora.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, no meu TK-90X as vezes trava, mas com o acionamento do botão reset da IDS ele volta normalmente, seria essa caso em questão?

    Bom dia e abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente esse sintoma que detectei no meu TK95. Acredito que fazendo a mod acima, resolva.

      Excluir
    2. Opa, prestando mais atenção no que você escreveu, isso ocorre com o TK funcionando? Se for, a causa pode ser outra.

      O travamento só ocorre com a IDS conectada, ou mesmo o TK sozinho dá este sintoma? Pode ter a ver com a fonte.

      Excluir
    3. O computador ligado sem a IDS não ocorre isso, porém eu uso a fonte original que pode sim esta abrindo o bico, estou providenciando uma fonte de 9V com 2A...

      Excluir
    4. Quase certo que é a fonte. Compre uma de boa qualidade e não tenha nunca mais problemas. ;)

      Excluir
  2. Parabéns, Flávio. Sulução perfeita, e excelente artigo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Professor ! Muito obrigado !

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela dica Flávio, muito interessante e útil! ;)

    ResponderExcluir
  5. Valeu, amigos, por apoiar o Cantinho do TK90X.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.