quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bedlam e TKMEM-128

Nem tudo são flores para TKMEM-128, dias atrás fiz a conversão de Bedlam para disco Beta e não funcionou no teste com TK90X. No emulador estava tudo OK, mas no computador real, o jogo fica travado antes de iniciar. 

Por ora este jogo poderá ser apreciado apenas no emulador ou no vídeo abaixo:


A propósito, há uma lista de jogos incompatíveis no TK-WIKI. Talvez os programas possam ser modificados para rodar na expansão de RAM, mas isto é algo que demandaria tempo sem a disponibilidade do seu código fonte.

6 comentários:

  1. Hum... jogo de nave com scrool vertical, esse é dos meus, não conhecia esse! O problema, talvez, possa ser com a ROM, talvez com a do 128K, quem sabe rode hein Flávio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eduardo! Sabia que você matou a charada?

      No emulador selecionei as duas ROMs do Spectrum 128 como a de 48, e Bedlam travou exatamente da mesma forma que no TK90X com TKMEM. Infelizmente não tenho como testar no TK pois a única forma de carregamento que tenho é a IDS-91.

      Terei que investigar o que causa isto, mas já tenho algumas hipóteses em mente.

      Excluir
    2. Opa!
      Que bom! Eu vou ver se consigo testar hoje a noite no TK com a ROM do Spectrum 128, usando a divIDE. Se for só isso mesmo, deve funcionar.

      Pow Flávio, você precisa montar sua divIDE! ;-)

      Eu, como você, gosto mais de usar o floppy mesmo, mas, a divIDE é útil para esses testes exaustivos e repetitivos.

      abração!

      Excluir
    3. É Edu, concordo contigo, preciso montar a DivIDE, seria uma mão na roda nessas horas.

      Quando conseguir testar o jogo, peço que relate os resultados. Eu acredito que tem tudo para funcionar, apesar do Bedlam usar o shadow video.

      Excluir
  2. Flávio, eu testei. Ele funciona, mas, só com aquele esquema da ROM do Spectrum 128 e o firmware da divIDE para 128. Com isso, rodou perfeito, com música e tudo. Única coisa que, de fato, há um certo "flicker" da nave, no decorrer do jogo. Imaginei que ele usasse o esquema do shadow. Porém, só percebi da nave mesmo, os outros objetos, estruturas e os inimigos ficaram normais. Mesmo assim, não é nada que atrapalhe jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edu, valeu pelo teste. Eu acho que descobri qual é o problema, este jogo usa a rotina de interrupção (no endereço 56 ou #0038) da ROM 0 do Spectrum 128. Vou prosseguir investigando.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.