quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Clone russo do ZX Spectrum

A mais nova aquisição da respeitável coleção do Emmerson Maurílio é um clone russo do ZX Spectrum, enviado da Ucrânia. Pode-se dizer que o aspecto externo não é o ponto forte desses clones. 

Foto de Emmerson Mauríllio

Atendendo uma solicitação nossa, Emmerson tirou uma foto com boa definição da placa de circuito impresso, para poder identificar os CIs (circuitos integrados). Os russos não tinham acesso à ULA do Spectrum, mas aparentemente não foi um grande empecilho para eles, pois conseguiram reproduzir suas funções com componentes comuns de baixa escala de integração (SSI). Seria uma boa oportunidade para entender como  isto fora feito, ainda mais com o recente êxito obtido em clonar a ULA do TK90X.

Foto de Emmerson Mauríllio

Entretanto, como se pode ver pela foto, a tarefa não é muito fácil. Com exceção da EPROM (que nem sei se é original do equipamento russo), todos os CIs têm códigos em alfabeto cirílico. Curioso ver tais componentes, que são reminiscências da antiga União Soviética. Felizmente este site apresenta uma tabela de equivalência entre os códigos em russo e as nomenclaturas ocidentais para CIs TTL e CMOS da série 4000.

O que pude constatar até o momento é que:
  • há 8 CIs idênticos no canto superior direito (КР565РУ5), parecem que são DRAMs de 64K×1bit;
  • há 1 CI К561ИЕ10 que é CMOS 4520 (perto do cristal); 
  • há 1 CI К554СА3 que parecer ser LM311 (link 1 e  link 2);
  • os demais CI são TTL, TTL LS e TLL ALS;
  • o Z80 é um clone russo (КР18589309).
Notei também que o número de capacitores de desacoplamento de alimentação é pequeno, para os padrões da tecnologia TTL-LS. Este é um fato surpreendente e me faz ter dúvidas se não há problemas de confiabilidade. Além disso, não consegui identificar quais são os resistores que formam a barreira de impedância nos barramentos de dados entre  ULA e o Z80. Esta é notável invenção da Sinclair Research, que economizou pelo menos um CI. Os candidatos mais fortes são os 8 resistores intercalados entre capacitores, no canto inferior esquerdo da foto, se bem que a disposição mais razoável seria perto do Z80.

Outra coisa que me intrigou é o fato de aparentemente ter somente um banco de RAM, que não sei se tem 16 ou 48KB de capacidade. Se tiver 48KB, acredito que toda a RAM, e não somente a RAM baixa, terá limitações de contenção pela ULA. 

4 comentários:

  1. Flávio, o Ricardo Satorato cantou a pedra:

    http://k1.dyndns.org/vintage/Sinclair/82/Clones/Russia/LENINGRAD/

    A placa é essa: http://k1.dyndns.org/vintage/Sinclair/82/Clones/Russia/LENINGRAD/Black-03%20PCB.jpg

    Pelo que está escrito por lá, seriam 64k de memória, mas somente 48 utilizados.

    No link acima pode ser encontrado o esquema deste clone.

    Tentarei ligá-lo amanhã à noite.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta dica do Satorato com certeza é de grande ajuda. O esquema não está muito didático, mas dá para pegar o funcionamento deste clone.

      Boa sorte quando for ligar o bichinho.

      Excluir
  2. Interessante a engenhosidade russa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leste europeu produziu muita coisa para a linha Spectrum e acredito que muita coisa ainda não foi divulgada no ocidente. Valeu pelo comentário.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.