terça-feira, 25 de agosto de 2015

Piscador infinito com LM3909

O CI LM3909, hoje descontinuado e difícil de se achar, foi um componente que ficou na memória dos hobbystas.


Este CI destina-se a acender um LED com apenas uma pilha de 1,5 V (LEDs vermelhos precisam no mínimo de 1,6 V). Seu consumo de corrente é extremamente baixo, garantindo durabilidade absurdamente longa da pilha.

A primeira vez que vi menção sobre o LM3909 foi em um artigo publicado no nº 15 da Divirta-se com a Eletrônica (a revista é acessível neste blog). Se não me falha a memória, o primeiro exemplar que tive deste CI foi comprado através dos Correios. O curioso é que eu colecionava selos e vez ou outra ia para Mogi das Cruzes (partindo de trem de Suzano), para ir à agência de Correios desta cidade. No caminho havia uma loja de componentes eletrônicos e, certa vez, pude adquirir um LM3909 (o único CI que pude comprar em Suzano foi um TBA820).


O circuito do pisca-pisca é relativamente simples, pois necessita do CI mais um capacitor eletrolítico e um LED, além obviamente da pilha. O capacitor é carregado até atingir uma tensão próxima ao da pilha, quando é colocado em série com esta, ocorrendo um pulso rápido e intenso no LED, causando seu acendimento. Pelo fato do acendimento se dar por um tempo muito breve, o consumo de corrente é extremamente baixo. Segundo a revista DCE, com uma pilha alcalina grande (D), o circuito poderia piscar por 4 ou 5 anos. Mesmo pilhas velhas, com tensões inferiores a 1 V, podem piscar de forma visível.

A placa acima é recente, fiz em 2008. Desde então, várias pilhas meia gastas foram consumidas lentamente pelo circuito. Ontem foi a vez de uma pilha tipo D, usada para acender o aquecedor de água a gás do meu lar, passar a alimentar o LM3909. O vídeo abaixo mostra-o em ação.

Eu soldo os terminais da alimentação diretamente à pilha, pois não é fácil encontrar suporte para uma única pilha.


Vamos ver por quanto tempo o LED vai piscar com esta pilha. Se tudo correr bem, neste mesmo dia no ano de 2016 pretendo fazer uma postagem mostrando como estará o arranjo acima.

9 comentários:

  1. Para voce ter uma idéia tenho um alarme de presença (ou seja o transmissor tem de ficar transmitindo via rádio frequência um sinal de tantos em tandos segundos para a central no veículo) em um veículo auto motor instalado em 2000. A pilha no transmissor é CR2450 (litium 3V cada) são duas em série. Em 2001 troquei por medo e depois nunca mais troquei. As pilhas estão lá há 14 anos e o automovel rodou 40kkm. O transmissor não tem chave on-off, somente tem um push-button que voce aperta uma vez e ele aciona o alarme e outra vez desaciona, ou seja o transmissor consome energia constantemente porém qdo esta na função de alarme desacionado o circuito não deva gastar energia com transmissão de sinal de rádio. O circuito utiliza um uC PIC (que acredito que deva gastar na função sleep coisa de unidades ou no máximo singelas dezenas de micro-Ampèr. Este teu circuito com esta singela piscadela ( ou seja a maior parte do tempo desligado(sem emitir luz) acredito que a pilha irá pifar por validade da composição química mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bacana esses circuitos de baixo consumo e baixa tensão. Vamos ver até onde dura esta pilha, mas eu temo que o experimento acabe quando começar a vazar. :)

      Excluir
  2. O pessoal da Saber Eletronica chegou a publicar um circuito equivalente ao LM3909. http://www.sabereletronica.com.br/artigos/1853-substituio-do-lm3909-por-discretos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu montei um circuito semelhante de um outro site, mas não funcionou. Um dia tentarei montar esse do Saber Eletrônica, para ver se dou mais sorte. Valeu pela dica!

      Excluir
  3. A Divirta-se com a Eletrônica chegou a publicar uma coletânea com o LM3909 (Vol. 38), tinha vários circuitos, desde o tradicional de 1 LED até pisca-pisca alternado, 2 ou mais LEDs, e até coisas bizarras como osciladores, e até um radinho AM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o referido artigo é bastante interessante, um dia posto sobre algumas dessas montagens. Valeu, Edu.

      Excluir
  4. Coincidência.
    Morei em Poá e era fã de DCE também (hoje moro no RJ).
    Abrçs.

    ResponderExcluir
  5. Existiu uma edição especial do álbum ao vivo Pulse do Pink Floyd que usava esse circuito com LM3909 na caixa.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.