sábado, 14 de novembro de 2015

Plafon de LED para sobrepor

Em postagem anterior comentei a instalação de spots com iluminação LED. A sua iluminação direcional não agradou muito e acabei trocando por um plafon de LED.


Comprei da empresa Empório Shop através do Mercado Livre (não tenho nenhum vínculo com a referida empresa, vide esta página). Embora seja possível embutir um plafon no forro de madeira, optei pelo modelo de sobrepor para diminuir a mão de obra. Sua dimensão é de 30 cm×30 cm e a espessura é de apenas 4 cm. A instalação não tem segredos, uma cruzeta é afixada com parafusos diretamente no forro, à qual se encaixa o plafon. A parte elétrica consiste apenas em conectar à rede elétrica os dois fios que vêm do driver de LED.


Ao ser ligado, como era de se esperar, a lâmpada iluminou o ambiente por inteiro. O consumo elétrico é de 24 W, igual ao das 4 lâmpadas do spot que havia antes. O difusor de luz de plástico translúcido fica iluminado de forma homogênea, ajudando a irradiar a luz por igual na sala toda.

Foi escolhido LED de cor branco quente (3000 K) que dá essa cor avermelhada, indicada para locais que devem provocar sensação de relaxamento. O termo "quente" aqui não se refere à temperatura real, mas à sensação psicológica que a cor mais avermelhada transmite ao observador de um ambiente mais quente. Uma cor mais azulada transmite uma sensação de frio, menos relaxante, porém bom para ambiente que promova maior produtividade de trabalho como escritório ou oficina.

O fabricante promete uma vida média de 35 000 horas, que equivale a mais de 9 anos se houver uso de 10 horas por dia. Espero que funcione pelo menos até 2024! Eu tive problemas com algumas lâmpadas LED que abriram o bico muito antes do esperado, mas relatarei a respeito em postagem futura.

Quanto ao spot, estou pensando em usar no meu escritório, para iluminar melhor as mesas.

2 comentários:

  1. Também prefiro o branco quente ao frio. E para quem não gosta nem de um e nem do outro, existe também branco neutro (4000K).

    ResponderExcluir
  2. Ola, quando o encaixe dos parafusos sao diferentes da caixinha de onde sai os fios, o que devemos fazer?

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.