segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Segunda feira de eletricista

Meu domingo tinha acabado com a luminária da cozinha deixando de acender subitamente.


Como já era muito tarde, deixei para ver o que aconteceu no dia seguinte. Como eu suspeitava, o reator das lâmpadas fluorescentes queimou. A parte externa do reator estava molhada, provavelmente solução dos capacitores eletrolíticos que estouraram. O Conserto era simples, bastava substituir este dispositivo por um novo. Só que eu tive que ir comprar numa loja de material de construção mais próxima.



Aproveitei e comprei alguns itens, incluindo uma tomada dupla para substituir a da foto. Além do espelho ter uma rachadura, a aba da caixa de tomada que prende o parafuso também quebrou. Sem ter apoio, a tomada ficava semiaberta.


Com a tomada removida, pode-se ver que só restou metade da aba da caixa plástica, incapaz de segurar um parafuso. Trocar a caixa de tomada não seria uma boa ideia, pois implica em quebrar o azulejo.


Eu já tinha comprado na Eletro Aquila o kit de reparo acima, com a intenção de trocar essa tomada (mas estava faltando uma nova tomada). O dispositivo metálico na parte inferior do centro da foto possui duas peças sextavadas com pontas agudas nas extremidades, que possuem roscas internas. Com a ajuda da chave de boca que vem no kit, giram-se as peças para que fiquem firmemente presas nas laterais da caixa. Nota: não faço propaganda nem estou ganhando nada por citar produtos e lojas, vide aqui. Por outro lado, se você não tem experiência com eletricidade, não tente reproduzir o procedimento descrito aqui; veja as advertências desta página.


A tomada é aparafusada nessa peça. Os fios elétricos já estão devidamente instaladas como pode se ver na foto.


Tive que tirar o que tinha restado da aba plástica superior com um formão antes de encaixar a tomada no lugar. Coloquei sem apertar o parafuso inferior e a peça de fixação do kit de reparo foi inserido com folga. Alternadamente fui girando as peças sextavadas no sentido em que as roscas as dirijam para os lados, até as pontas afiadas fincarem nas faces laterais da caixa de tomada. Depois que ficou firme (sem apertar com força excessiva, para evitar rachar a caixa), bastava apertar os parafusos para que a tomada fique imobilizada.


Coloquei o espelho para finalizar o acabamento. Com o reparo, ficou muito melhor o aspecto e a funcionalidade da tomada.

2 comentários:

  1. Bem, isso tudo é uma tremenda baboseira. O espelho antigo é bem melhor que essas porcarias que o "NOVE DEDOS" colocou no mercado. Isso é só uma maneira de ganhar dinheiro em cima dos trouxas brasileiros.
    Mas, o povo não entende e não acorda para essa baboseira que o governo sempre faz!!!

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe , mais eu esqueci de falar que também as tomadas antigas são bem melhor e além de tudo iluminam a noite!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.