terça-feira, 8 de setembro de 2015

Contribuições dos Steves na criação do Apple

Foi mencionado no Slashdot uma entrevista de Steve Wozniak, cofundador da Apple, concedida para uma jovem estudante que a publicou em seu site.

Foto: Robert Scoble

Sobre as perguntas a respeito de Steve Jobs e Apple, Woz respondeu com uma franqueza surpreendente (aqui tem uma transcrição em inglês), ao explicitar que não houve nenhuma participação de Jobs na elaboração do projeto do Apple I e II e nas interfaces serial, paralela e de disquete de sua autoria. Jobs nada sabia sobre tecnologia, portanto não poderia projetar nenhum hardware, assim como não tinha conhecimento de software; o que ele queria era ser importante e, como pessoas importantes são os homens de negócios, foi o que ele quis fazer. Por outro lado, o Apple II foi o único produto bem sucedido que a empresa teve nos seus primeiros dez anos de existência, cujo projeto já tinha sido elaborado e completado por Woz muito antes de Jobs ter tomado conhecimento.

Apesar disto, Woz reconhece a importância da parceria com Jobs, pois considera que um bom produto não traz nenhum benefício se não for vendido e, para isto, é preciso ter uma empresa. Nas suas palavras: "Isto é muito importante, mesmo que você não seja um homem de negócios, encontre alguém que seja" (tradução de TK90X Fan).

Creio que não seja uma novidade para os que conhecem a história da microcomputação, mas é interessante ver o próprio Woz comentando sobre o assunto. Aliás, mistificar a figura de Jobs, do próprio Wozniak ou de qualquer das pessoas que participaram do desenvolvimento de tecnologia em nada contribui para desvendar a história do período; ao contrário, constitui-se num obstáculo que a torna nebulosa. Indo além, na minha opinião, o culto a personalidades é perniciosa para a preservação da memória sobre os microcomputadores.

Um comentário:

  1. Interessante que ninguem comente que a Apple 2 roda programas da microsoft como o Pânico, Corrida. Eu ainda tenho os jogos que são em fita Kaset. Valdemir Música Eletronica e Informática

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.