segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Um outro filtro de linha

Em postagem anterior, mostrei um alegado filtro de linha e a mod que foi feita nela. Desta vez vou mostrar um filtro de linha comprado anos atrás, que só agora resolvi abrir.


Paguei mais por este equipamento portanto esperava que houvesse algum elemento de proteção em seu interior.


De fato, há um capacitor de 100 nF classe X2 para filtrar transientes e um varístor cuja inscrição não dá para se ver, mas acredito ser de 14 mm para 360 V ou 390 V, pois o filtro de linha é para 127/220 V. A proteção é inferior ao que implementei nesta mod, pois, para começar, eu usei um varístor de 20 mm que absorve mais energia que a de 14 mm.

Mas o que não gostei foi a falta de um fusível. O varistor praticamente não conduz corrente alguma até chegar à tensão a partir da qual sua resistência baixa bastante, virando praticamente um curto circuito. Num evento em que ocorra uma sobretensão de duração longa, este curto circuito pode gerar muito calor e, sem que o fusível ou disjuntor doméstico se rompa, pode até ser foco de incêndio.


Outro problema detectado foi que um dos cabos não estava bem soldado à lâmina de cobre dos contatos com plugues (vide foto acima). Somente alguns dos fios estavam soldados, o restante estavam soltos. Neste caso o contato não é bom, causando elevada resistência elétrica que poderia causar aquecimento. Foi uma pisada na bola do controle de qualidade, sorte que não deu problema porque eu estava usando na minha TV cujo consumo não é elevado; caso contrário, poderia ter causado um incêndio.


Intercalei um fusível de 8 A, como se pode ver na foto acima, para providenciar proteção contra sobrecorrente, curto e condução excessiva do varistor. Para prover isolamento elétrico, envolvi com macarrão termocontrátil incolor. Também refiz a solda do cabo à lâmina de cobre.

Advertência: embora eu esteja mostrando o que fiz, não reproduza a não ser que saiba o que está fazendo e os riscos assumidos. Veja esta postagem em que afirmo não assumir nenhuma responsabilidade pelas consequências dos atos de terceiros.

Depois destas medidas relativamente simples, o filtro ficou um pouco mais seguro do que era. Ainda está longe de ser uma proteção completa, porém melhor do que não ter nenhum elemento de segurança.

3 comentários:

  1. Muitos desses "filtros" vendidos por ai são apenas extensões, o seu até que é "bom" já vi uns por 50 reais que era só um fusível e um led.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa postagem.
    Qual foi o cálculo que vc usou para estipular a corrente desse fusível ou vc usou chutômetro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fiz um cálculo, apenas peguei o fusível de maior valor de corrente que tinha no meu estoque. Como a especificação do fabricante é de 1500 W para 127 V, poderia usar um fusível de 12 A. Entretanto para mim 8 A é mais do que suficiente, pois aguenta cerca de 1000 W.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.