domingo, 14 de agosto de 2016

Alpha SX

O amigo Beepoyo criou um ZX Spectrum emulado com um PC 486 e pediu para divulgar o seu trabalho. Fiquei muito tempo sem postar e este artigo acabou atrasando por meses, mas finalmente saiu. O objetivo do autor era criar um computador que tivesse um comportamento o mais próximo possível do original.



Crédito das fotos: Beepoyo

Como hardware, foi usado um antigo 486DX2-66 com 4 MB de RAM, uma placa de vídeo ISA de 512 kB, um disco rígido particionado com apenas 1MB, um teclado PS/2, um mouse serial (reconhecido como AMX Mouse) e um joystick Atari modificado para ser usado na porta paralela LPT1.

 
 
 
 

Na parte do software, utilizou-se um MS-DOS com somente os arquivos: Command.com, Config.sys, Autoexec.bat, Ansi.sys, Emm386, Mouse.sys, Himem.sys e Choice.com. O emulador empregado foi o Z80 do Gerton Lunter, que é uma versão modificada para uso como Pentagon 128 com Betadisk. Por fim, há o DOSJOY2k para uso do Joystick Atari na LPT1.



As seguintes modificações foram aplicadas pelo Beepoyo. No arquivo ROMS.BIN estão contidas as roms que vem junto com o emulador; as mudanças nele são:
1 - uso da ROM Profi 128 no lugar da ROM do Pentagon 128;
2 - exclusão do Basic 128 (senão o Profi não funcionaria);
3 - uso de versão do Basic 48 que possui tela azul e letras estilo C64, com digitação letra a letra;
4 - troca do arquivo TRDOS.BIN que usa o TR-DOS 5.04 pela versão 5.66 (pode-se usar as versões 5.03 ate 7.10).

No Sistema MS-DOS criaram-se dois arquivos .bat e um menu com as especificaçoes do emulador, para que o mesmo funcione em diferentes velocidades (3.58 e 7.16 Mhz) e joysticks (Cursor, Sinclair I e II). No DOSJOY2K foram feitos 3 arquivos com configurações diferentes para os joysticks citados acima e carregados junto com o MS-DOS.


Colocado em funcionamento, após boot e escolha do sistema, a máquina funciona como um Pentagon 128 ou Profi 128.

 

 Pode-se operar normalmente com o disquete inserido no drive:




Obviamente não é a mesma coisa que um computador clássico original, mas é perfeitamente possível ter a experiência de uso do mesmo. Esta abordagem emprega emulador em MS-DOS, algo diferente de projetos como TBBlue ou Spectrum Next que visam construir o computador com componentes atuais.

Dúvidas, sugestões e críticas podem ser colocados nos comentários ou posso encaminhar para o Beepoyo.

5 comentários:

  1. funciona no freedos também, e suporta ulaplus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que funciona no freedos sim,pois so usei alguns comandos do DOS. O projeto inteiro,foi colocado em uma partiçao de apenas 1mb (1 megabyte),somente para dar o boot e usar o emulador. Nao suporta ULAPLUS. :-(

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ha muito tempo,vinha pensando em fazer isso. Ao inves de jogar esse 486 no lixo,e como sempre quis ter um Spectrum 128 +3,mas nao tinha $$$ pra comprar,resolvi fazer isso. Se quiser perguntar sobre o assunto,fique a vontade. Obrigado

      Excluir
  3. Obrigado Flavio,pela lembrança e pelo suporte no blog. Continue sempre assim.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.