sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bubble Bobble incompatível?

Tempos atrás eu tentei adaptar Bubble Bobble para disco Beta mas como não funcionava direito, acabei deixando de lado.


Retomei o trabalho para este jogo e vi que o problema ocorre tanto no TK90X real, como no emulado no SpecEmu ou no ZX Spectrum NTSC emulado no Fuse. Isto é, o problema surge com a frequência de interrupção de 60 Hz (no Spectrum inglês é de 50 Hz).

Com é possível ver na figura acima, as bolhas que o pequeno dino solta estão totalmente corrompidas e, ao se deslocarem para cima, deixam um rastro branco na tela. No modo 50 Hz a tela fica perfeita:


A questão é que eu me lembro de ter jogado Bubble Bobble no TK90X, e não havia este tipo de problema. Tudo bem que foi há muitos anos atrás e posso estar enganado mas, pelo que eu saiba, este jogo não está na lista dos que são incompatíveis no computador brasileiro.

Testei com todas as versões disponíveis no World of Spectrum, mas nenhuma funcionou direito em 60 Hz. Se algum leitor tiver alguma pista, por favor, entre em contato comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.