quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Thanatos

Eu adaptei para disco Beta a versão 48K de Thanatos anos atrás, a pedido do amigo Nelson Gomes. Resolvi agora refazer a adaptação da versão 48K e também adaptar a de 128K. 


Descobri que ambas as versões rodam no TK90X sem expansão, pois a versão dita de 128K não usa de fato nenhum banco de RAM extra. A única diferença notada é no som, na versão 48K a música título (muito boa, por sinal) é em beeper e na 128K, é a mesma melodia para Explorer.

Outra diferença é que a versão 48K é incompatível com a ROM do TK90X:


e o computador fica travado na tela corrompida acima. Interessante que a ROM do TK95 não padece deste problema e aparentemente roda bem. Por coincidência, a ROM que uso no meu TK90X foi gravada pelo Nelson e parece ter sido modificada, pois roda Thanatos 48K sem problemas.

No caso de Thanatos 128K, não há problema nenhum de incompatibilidade com a ROM do TK90X. Entretanto terá que usar a versão que eu adaptei, pois a original não carrega sem a ROM do 128 BASIC.

Para baixar os arquivos Hobeta, acesse os links: Thanatos 48 e Thanatos 128. Para ter acesso a formatos TAP e TZX ou à documentação e código-fontes, examine este sub-diretório.

2 comentários:

  1. Mais um ótimo trabalho! E qual seria a causa dessa incompatibilidade? O que essa ROM tem de diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, eu acho que agora entendi a sua pergunta na lista TK90X.

      Eu preciso ver melhor para confirmar, mas acredito que seja na faixa de #3B00-#3C00. O Thanatos usa como tabela de endereços de rotinas de interrupção.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.