sexta-feira, 30 de março de 2012

Conserto do meu IDS91

Depois de relatar os problemas no meu TK90X e os consertos que fiz, só faltou dizer sobre a minha interface de drive IDS91 que, acredito eu, foi o responsável pela queima das memórias TMS4464

A interface IDS91 conectada ao TK90X, com um LED azul.
Quando percebi que o meu TK90X deixara de funcionar, a primeira coisa que fiz foi abrir e medir algumas tensões na placa de circuito impresso (PCI). As linhas de alimentação de +12 V, + 5V e -5 V estavam boas em relação à terra (GND) da fonte de PC, mas a terra da PCI estava acusando quase +5 V. Isto era um absurdo, como é que GND poderia ter quase a mesma tensão de uma das linhas de alimentação?

Eu tinha feito uma adaptação que relatei parcialmente nesta postagem, porém como a IDS91 obstruía a entrada da alimentação, coloquei um outro mini-DIN na própria interface para ser ligado à fonte de PC. Portanto toda a alimentação era provida através da IDS91. O que era estranho é o fato do LED instalado na interface ficar aceso, pois significa que há uma tensão não nula entre +5 V e GND.

Desconectei a interface do TK90X e fiz as medidas das tensões no mini-DIN, mas estava tudo correto. Porém quando fui medir as tensões no conector edge que vai ao conector de expansão do TK90X, verifiquei que ambos pinos GND estavam próximos de +5 V. Portanto as saídas da fonte de PC estavam funcionando, mas algo de errado acontecia no interior da IDS91.

Comecei a medir tensões de GND em vários pontos da interface, especialmente nos pinos dos circuitos integrados (CI) e tive uma surpresa: na maioria dos integrados obtive tensão próxima de +5 V. Isto significa que a maior parte dos integrados não estavam sendo alimentados apropriadamente. Entretanto alguns integrados, incluindo o FDC 1793, estavam com GND de 0 V, que é o valor correto, e o mesmo ocorria com o LED, por isso é que acendia normalmente.

Elaborei a hipótese de que a partir de algum ponto da PCI a linha GND estava interrompida, evitando que o 0 V da fonte de PC chegasse a todas as partes do circuito. Um ou mais componentes poderiam fornecer caminhos para que a tensão de +5 V pudesse chegar à linha GND da parte não suprida, o que fazia aparecer essa tensão no multímetro. Inspecionei visualmente a PCI mas não deu para descobrir nada, pois os CI estavam soldados e obstruíam a visão. Eu não estava disposto a dessoldar tudo para poder fazer a análise.

Resolvi adotar uma estratégia arriscada: ligar através de um fio os 0 V da fonte até a GND que estaria desconectada. Fazendo isto, não constatei nenhum cheiro de queimado, nenhum componente sobreaquecido e a fonte nem deu "chilique". Resolvi substituir o fio pelo multímetro na função de amperímetro e verifiquei uma corrente quase constante de 100 mA. Provavelmente esta é a corrente que normalmente alimenta os componentes, mas que até então não estava sendo suprida.

Neste ponto devo novamente advertir sobre os termos sob os quais publico informações neste blog. Particularmente desta vez está valendo a máxima: "faça o que eu falo, não faça o que eu faço"! Eu tenho consciência de que procedi de forma incorreta e estava me arriscando, portanto não recomendo isto a ninguém! 

O passo seguinte foi ligar a IDS91 ao TK90X e, felizmente, tudo correu bem. Apareceu na tela da TV o habitual prompt do DOS do Beta (TRDOS). Confirmado qual era o problema, passei ao conserto definitivo.


Na foto acima, o conector mini-DIN está localizado na parte inferior esquerda da PCI, colado com adesivo de cianoacrilato (Super Bonder®). O pino de +12 tem soldado um fio marrom, ligado a uma das vias do conector de expansão, e quatro diodos em série para derrubar a tensão para menos de +10 V. O pino de +5 V está ligado a dois fios vermelhos, um ligado ao pino de saída do 7805 (que fora previamente retirado) e outro ao conector de expansão. O pino de -5 V está ligado ao fio branco que está soldado na trilha correspondente do conector de expansão.

Finalmente, há dois pinos GND, ambos com fios pretos soldados. Um dos fios foi ligado à ilha que era do 7805 e o outro, a uma ilha mais distante, a qual supriria a parte do circuito que estava desconectado. Fazendo assim, o equipamento estava consertado.



A foto acima é a visão pelo ângulo oposto, onde se vê melhor algumas das ligações mencionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.