Apesar de eu usar muito Fuse por ser um emulador de ZX Spectrum que roda nativamente no Linux, por vezes uso também o SpecEmu do Mark Woodmass (Woody). Este emulador é destinado ao Windows, portanto para rodar no Linux é necessário usar o Wine. Por muito tempo deixei de usá-lo porque não rodava nas versões antigas do Wine mas, na versão 1.5.0, tem funcionado bem.
Uma das coisas que se destaca no SpecEmu é a emulação das interfaces de drive Beta 48 e da Multiface 1:
![]() |
Tela inicial da interface CBI-95 |
![]() |
Tela da Multiface 1 |
Logo que o computador emulado é inicializado (reset), abre-se a tela do ambiente de linha de comandos da interface CBI-95. A tecla F5 ou a opção do menu Z80 > Generate NMI equivale ao botão vermelho da Multiface, que leva a abrir o menu desta interface. O debugger do SpecEmu também é muito bom, possui alguns recursos úteis que não estão presentes no Fuse. O único senão é a falta de documentação, tem alguns recursos que não sei qual a finalidade e como usar.
Depois dos trabalhos de determinações das temporizações do TK90X iniciadas por mim e concluídas por Einar Saukas, Woody incorporou estes dados para fazer uma emulação mais exata. Foi lançada uma versão 3.1 (disponível aqui) que teve uma pequena correção neste arquivo (somente o executável). Segundo Einar, a última versão passou por todos os testes de temporização.
![]() |
Tela do SpecEmu no modo TK90X |
Agora temos à disposição um emulador que reproduz com mais fidelidade o comportamento do TK90X, que abre possibilidades de testes e hacks com mais facilidade. O José Roberto (meus agradecimentos a ele) relatou que o jogo Comando Tracer trava, como ocorre de fato no TK90X real.
Muito obrigado, Woody e Einar pois, graças a vocês, finalmente temos um emulador mais próximo do nosso amado computador.
Quem sabe agora, com o tópico aberto no WOS e as informações disponíveis, outros emuladores incluam suporte aos TKs :-)
ResponderExcluirEu também espero que isto ocorra. O bom é que o SpecEmu tem emulação bem próxima do TK real. Testei vários programas e o comportamento é bem fiel.
ExcluirIs there a way to issue an "normal" NMI in SpecEmu for saving a snapshot to diskette via CBI-95 ROM instead of starting multiface to save snapshot ?
ResponderExcluirI have no idea if this is possible. Perhaps SpecEmu author can be contacted in the World of Spectrum forums.
Excluir