domingo, 12 de agosto de 2012

Emulador SpecEmu

Apesar de eu usar muito Fuse por ser um emulador de ZX Spectrum que roda nativamente no Linux, por vezes uso também o SpecEmu do Mark Woodmass (Woody). Este emulador é destinado ao Windows, portanto para rodar no Linux é necessário usar o Wine. Por muito tempo deixei de usá-lo porque não rodava nas versões antigas do Wine mas, na versão 1.5.0, tem funcionado bem. 

Uma das coisas que se destaca no SpecEmu é a emulação das interfaces de drive Beta 48 e da Multiface 1:

Tela inicial da interface CBI-95

Tela da Multiface 1

Logo que o computador emulado é inicializado (reset), abre-se a tela do ambiente de linha de comandos da interface CBI-95. A tecla F5 ou a opção do menu Z80 > Generate NMI equivale ao botão vermelho da Multiface, que leva a abrir o menu desta interface. O debugger do SpecEmu também é muito bom, possui alguns recursos úteis que não estão presentes no Fuse. O único senão é a falta de documentação, tem alguns recursos que não sei qual a finalidade e como usar.

Depois dos trabalhos de determinações das temporizações do TK90X iniciadas por mim e concluídas por Einar Saukas, Woody incorporou estes dados para fazer uma emulação mais exata. Foi lançada uma versão 3.1 (disponível aqui) que teve uma pequena correção neste arquivo (somente o executável). Segundo Einar, a última versão passou por todos os testes de temporização.

Tela do SpecEmu no modo TK90X


Agora temos à disposição um emulador que reproduz com mais fidelidade o comportamento do TK90X, que abre possibilidades de testes e hacks com mais facilidade. O José Roberto (meus agradecimentos  a ele) relatou que o jogo Comando Tracer trava, como ocorre de fato no TK90X real.

Muito obrigado, Woody e Einar pois, graças a vocês, finalmente temos um emulador mais próximo do nosso amado computador.

6 comentários:

  1. Quem sabe agora, com o tópico aberto no WOS e as informações disponíveis, outros emuladores incluam suporte aos TKs :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero que isto ocorra. O bom é que o SpecEmu tem emulação bem próxima do TK real. Testei vários programas e o comportamento é bem fiel.

      Excluir
  2. Is there a way to issue an "normal" NMI in SpecEmu for saving a snapshot to diskette via CBI-95 ROM instead of starting multiface to save snapshot ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I have no idea if this is possible. Perhaps SpecEmu author can be contacted in the World of Spectrum forums.

      Excluir
  3. como salvar os dados no pc?

    ResponderExcluir
  4. como salvar os dados obtidos no SpacEmu 3.1 no windows?

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.