sábado, 13 de outubro de 2012

Incompatibilidade no Commando

No vídeo de demonstração do TK-Joy, o Eduardo Luccas apresentou alguns jogos e, entre eles, estava o Commando. Fiquei com vontade de jogar este jogo e o transferi para o disco Beta 48.


Só que eu tinha esquecido de um detalhe, este jogo por vezes travava quando imprimia a tela acima. Após algumas investigações, eu suspeito da incompatibilidade com a frequência de interrupção que, no TK90X, é de 60 Hz.

Uma evidência que reforça essa suspeita é o fato de travamento parecido ocorrer com o emulador Fuse em modo ZX Spectrum 48K (NTSC):


Após imprimir "CONVERT" o jogo não mais responde ao teclado, apesar do scrolling da mensagem em verde continuar. No TK90X o travamento ocorre logo após imprimir "KEITH". Para complicar, este bug não ocorre sempre, parece que se manifesta de forma aleatória.

Na época, o que eu fazia era pressionar a tecla S o mais rápido possível para iniciar o jogo, antes que fosse impresso a fatídica palavra "KEITH". Hoje, com a Beta ou DivIDE, não custa muito carregar novamente o jogo, mas na época das fitas cassetes era importante não deixar travar.

Para baixar os arquivos Hobeta do jogo, acesse Google Drive ou 4 Shared.

4 comentários:

  1. Putz, lembro bem desta falha! No TK-95, travava ao escrever "Conve" e, também, era completamente aleatório.

    ResponderExcluir
  2. Lembro dessa falha. E a minha cópia era 'original' rsrs, o que eu quero dizer, é que eu comprei da Engesoft(?), fui pessoalmente na av república do líbano - SP, era uma caixinha bonitinha, junto acho que vinham outros 3 jogos(?) na fita, não lembro muito bem...
    Mas eu lembro que na época, quando ia para a apresentação eu já ficava preocupado :-)

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro q travava mas aleatoriamente.... Ainda mais que era um jogo que demorava a carregar pois tem todos os 48kb de memoria...usava i isocopy no MaxCopy! OscarKoepke

    ResponderExcluir
  4. Fico mais tranquilo ao saber que não acontecia somente comigo. Valeu pelos depoimentos, amigos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.