segunda-feira, 11 de março de 2013

Consertando TK90X e TK95

Uma das coisas praticamente inevitáveis na retrocomputação é a necessidade de consertar os equipamentos. Um dia ou outro pode ser que o seu TK90X ou TK95 abra o bico e precise ser reparado.

Fonte: Droy

Os que não tem intimidade com o ferro de soldar, o melhor é pedir ajuda para algum amigo que tenha esta habilidade. Aqueles que, como eu, se aventuram a mexer na parte eletrônica dos equipamentos, pode contar com o site do Victor Trucco que tem dicas de conserto que cobrem os problemas mais comuns.

Um outro site do gênero é o El Hardware del Spectrum (links para espanhol e para inglês), destinado em maior parte ao  ZX Spectrum, mas que pode ser ilustrativo para o TK90X. Gostei bastante, por conter fotos exibindo os sintomas dos defeitos detectados.

Droy tem um site com sintomas e diagnósticos de defeitos no Spectrum, porém a maioria dos artigos ainda estão em construção. Este é o link para a seção de avarias no Spectrum, em espanhol.

Por fim, para qualquer trabalho de reparo é necessário um esquema elétrico. Os esquemas do TK90X desenhados pelo Jorge Braga podem ser encontrado no Datacassete. Há um pequeno erro na entrada do joystick, a omissão do diodo D1 e alguns componentes sem os valores especificados, mas nada que seja comprometedor.

2 comentários:

  1. Obrigado por postar esta ajuda...

    ResponderExcluir
  2. Olá. Estou com problema na memória baixa provavelmente, e antes de começar a mexer gostaria de alguma dica sobre uma forma segura de dessoldar e retirar os CIs de RAM sem destruir as frágeis trilhas ou sobreaquecer os CIs. Uma técnica que eu costumo usar quando sei que o CI está com defeito é cortar as perninhas bem perto do CI e depois soltar uma a uma, mas este infelizmente não parece ser o caso.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.