quarta-feira, 20 de março de 2013

Primeiros testes com o clone da ULA do TK90X e o "efeito Rodland"

Fabio Belavenuto confiou-me o clone da ULA do TK90X, para que possa fazer alguns testes.


Abri meu TK para sacar a ULA dele. Veja a chave alavanca azul, para seleção de 50/60 Hz, na parte traseira do gabinete, além de outras mods.


Removi a ULA da Microdigital. O Fabio já tinha me alertado da necessidade de um soquete com pinos torneados. Como o original era de pinos estampados, tive que fazer um pequeno trabalho prévio de dessolda e substituição de soquete. Quando o clone entrar em fase de produção, o comprador tem que estar consciente da necessidade deste procedimento.


Em seguida coloquei o clone no soquete. Na hora de fechar, a parte superior do gabinete não encostava na parte inferior devido à altura da ULA clonada. Espero que na versão final não haja esse problema.


Testei alguns programas e funcionaram bem. Entretanto notei uma coisa estranha na tela de introdução do Rod·Land.


Logo à direita da letra "D" do título aparece uma linha vertical clara. O mesmo artefato pode ser observado em outra tela.


Logo à direita da fada ruivinha há uma linha clara. Fiz um pequeno programa BASIC que testa todas as combinações de cores possíveis na tela e verifiquei que somente em algumas combinações o artefato aparece. Vide a tela abaixo.


Novamente há uma linha na extremidade direita. Esta linha divide a tela da borda, portanto suspeito que há alguma falta de sincronia quando a ULA deixa de apresentar os atributos de cores da tela, para exibir a cor da borda.

Todas as fotos acima foram tiradas da minha TV de CRT Philco TP1454, mas antes eu fiz os testes com TV de LCD Panasonic TC-L32C20B.  Infelizmente as fotos que fiz na TV de LCD não mostraram este artefato, apesar de claramente visível a olho nu, exceto a que está abaixo:


Novamente, uma linha escura pode ser vista à direta da ruivinha (bom, não está ruiva nessa tela, devido ao programa de teste).

O artefato também pode ficar aparente quando o FLASH está ativado. Neste caso, um vídeo é melhor para visualizar.


Não sei se isto ocorre em outros computadores, mas no meu TK90X é bem visível. Vou chamar este artefato de "efeito Rodland", pois ainda não presenciei algo semelhante em outros programas. Farei mais investigações para tentar descobrir em que condições tal efeito se manifesta.

2 comentários:

  1. Legal Prof. Flávio, um novo bug descoberto!! Já agradeço a descoberta tão rápido assim, pois não tinha detectado esse problema e poderia ter ido para produção com o bug.

    A versão final irá ficar pequena, com uma versão TQFP do chip soldado do lado de cima de uma única placa, com os conectores soldados no lado de baixo. Não haverá problema na altura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri o bug por acaso, pois só fui colocando os disquetes que estava à mão e coincidiu de um deles ter o Rodland. Quando descobrir mais detalhes sobre o bug, postarei aqui. Valeu!

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.