quinta-feira, 2 de maio de 2013

TKlado

Esta mod foi introduzida pelo Victor Trucco como a solução definitiva para o teclado do TK90X, que considero uma das partes mais frágeis desta máquina. Na época o amigo BrancoRP2000 encomendou um lote de placas de circuito impresso para o TKlado, sendo que na ocasião adquiri duas unidades. 


Para variar, as placas ficaram guardadas durante muito tempo. Finalmente pude ter ânimo para mexer com este projeto. Para caber no gabinete do TK90X, cortei uma delas com uma microrretífica.


Passei a soldar então 40 chaves tácteis, foi mamão com açúcar. Confesso que a soldagem é a coisa que mais gosto de fazer em eletrônica, tanto quanto ficar rabiscando circuitos de projetos. 


No outro lado da placa soldei dois pedaços de barra de pinos do tipo dobrado em 90°. 


Preparei então dois cabos com uma das pontas ligada a um conector Modu para ligar aos pinos do TKlado, e a outra ponta soldada em barras de pinos: 


A ideia é ligar as pontas das barras de pinos em conectores previamente soldados na placa do TK90X: 


Estes conectores, chamados de mini Modu para placa de circuito impresso, são vendidos em barras. Para usá-los, basta cortar no tamanho desejado e fazer acabamento com lixa. A foto acima não mostra claramente os conectores, mas na de baixo dá para ver melhor: 


A etapa seguinte é a furação da parte superior do caixa plástica que é o gabinete do TK90X. Diferentemente do Victor, eu me embasei na máscara de papel que separa as membranas do teclado original. Fiz as marcações a lápis e depois um furo guia com uma punção (na foto, com cabo azul). 


Depois fiz as furações. Como alerta o Victor, deve-se começar com broca de diâmetro pequeno na furadeira, para depois ir aumentado progressivamente até chegar em torno de 10 mm. Deu um trabalho danado e, pela falta de mão firme, alguns furos estavam fora do centro e tive que consertar. O resultado foi esse:


Agora faltava colocar a placa no gabinete. A primeira tentativa foi com fita adesiva dupla face: 


Não deu muito certo, pois a pressão fazia com que as teclas dos cantos afundassem. Acabei seguindo o procedimento do Victor, colando com adesivo de contato. Ficou bem firme. 


As chaves ficam encaixadas nos orifícios, sendo que a parte móvel fica saliente. A foto abaixo dá uma ideia de como ficou do outro lado:


Pode-se notar os detalhes dos pinos soldados à placa, além da chave alavanca que serve para selecionar os modos 50/60 Hz da ULA. Como a face cobreada fica embaixo, há o risco de um curto circuito acidental. Para prover isolamento elétrico, colei uma camada de espuma com fita adesiva dupla face:


Pode-se ver na foto os cabos que irão para a placa do TK90X, com uma das extremidades devidamente coberta com fita isolante. Nos terminais da chave alavanca há 2 pinos, aos quais serão ligados um conector Modu para o seletor 50/60 Hz. Antes de posicionar a membrana de borracha, adicionei algumas gotas de cola quente no vão que existe nas teclas maiores (Caps-shift e Space), para permitir contato mecânico mais efetivo: 


Por fim, basta sobrepor a borracha e a tampa de metal sobre o TKlado, para obter o aspecto original do TK90X. Um pequeno problema é o gabinete não fechar bem, parece que a barra de pinos bate na caixa do modulador de RF. Como não pretendo deixar fechado este computador com parafusos, pois sua finalidade é para que eu possa o mexer a qualquer hora, não me importo com este detalhe. 

As impressões iniciais de uso do TKlado é de um certo estranhamento, de certo por estar acostumado ao teclado de membrana. Senti necessidade de pressionar com mais força as teclas, apesar de não ser algo exagerado. Por outro lado, o clique sonoro provê um feedback  que facilita na digitação. Espero que com isto o teclado não seja mais problema nesta máquina. 

9 comentários:

  1. Mais um adepto ao reparo eterno do teclado....Também fiz no meu original(TK90X) mas ainda não coloquei pois estou esperando os conectores(definitivos para se prender na placa mão) tipo os de cp200(aqueles brancos). Para isolar usarei EVA preto como coloco nas placas de intefaces by Trucco..fica com uma aparnecia bonita quase profissional! Parabéns!! Oscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar EVA é uma boa sacada, você poderia mostrar umas fotos. Valeu, Oscar!

      Excluir
  2. Parabens Flavio, excelente trabalho, eu fiz este teclado em um TK90X que ja foi vendido, porem eu mesmo fiz a placa e logicamente que nao ficou tao profissional como o seu, coloquei as barras de pinos no lugar que ficava o conector do tk90x e usei conectores de pc, aqueles que se ligam a porta serial a placa mae do pc. acho que de tudo o mais trabalhoso e furar o gabinete e soldar todos botoes, de resto é a satisfação de ver o resultado final, sua adaptacao ficou impecavel.

    Wesley

    ResponderExcluir
  3. Bom dia , você ainda tem alguma dessas placas de circuito impresso do TKlado que deseje negociar ? OU sabe quem tenha uma ? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma placa, se quiser, entre em contato:
      r e i k a i n o s u k e - t k (arroba) y a h o o (ponto) c o m (ponto) b r

      Excluir
  4. Você teria um scanner da membrana original do TK90X? As duas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nunca fiz um scan dessas membranas. Não tenho conhecimento de alguém que tenha feito.

      Excluir
  5. Eu comprei algumas placas do Trucco mas até hoje não as instalei. A maioria das chaves tácteis que conheço começaram a falham em 2 ou 3 anos, por isso acabei desanimando. :/

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.