terça-feira, 13 de agosto de 2013

Site do Bêda Marques fora do ar...

Eu tenho mantido, nos marcadores do meu browser, o endereço do site pessoal de Bêda Marques


Para quem não sabe, Bêda foi o principal autor das revistas Divirtas-se com a Eletrônica (vulgo DCE) e Bê-a-bá da Eletrônica. Comecei no hobby da eletrônica com a Saber Eletrônica, porém quando fui apresentado à DCE, surpreendi-me com uma publicação que inovava tanto no formato (parecia um gibi) como na linguagem, que era bem humorada e bastante didática, evitando confundir o leitor com termos técnicos e jargão. Mesmo com o cancelamento das revistas com o fim da editora, Bêda continuou publicando em Aprendendo e Praticando Eletrônica, com o mesmo estilo característico.

Não me lembro quando, acabei encontrando o seu site e fique bastante feliz, esperando que o mestre trouxesse novidades. Passou-se o tempo e não via atualizações se concretizarem até que, fortuitamente, acabei descobrindo que lamentavelmente Bêda falecera em 2004. Mesmo assim, não removi o endereço do meu browser, por nostalgia talvez.

Hoje, quando eu estava organizando os marcadores do meu browser, acabei lembrando do link para o site do Mestre Bêda e cliquei nele. Para desgosto meu, vi que o provedor acabou com o serviço de hospedagem gratuita, apagando irreversivelmente o site e, de uma certa forma, jogando fora parte da história das publicações técnicas do Brasil.

Nem tudo está perdido, pois o site foi preservado no projeto Internet Achive. Não está perfeito, pois o fundo que era originalmente escuro ficou branco, mas o importante é que está ali disponível. Por outro lado o número de resultados que surgem na pesquisa Google com a palavra chave "beda marques" é muito grande, mostrando o grande legado deixado pelo velho mestre.

34 comentários:

  1. Grande Bêda... puxa uma pena mesmo. Essas revistinhas ensinaram muita gente, eu incluso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, essas publicações influenciaram uma geração inteira de hobbystas. Um abraço, Edu!

      Excluir
    2. A propósito, Flávio, você ainda tem sua coleção de DCE ou não sobrou nenhum exemplar com você? ;-)

      Excluir
    3. Ainda tenho as que comprei na época. Eu não possuo alguns números iniciais (não cheguei a conhecer a revista desde o número 1) e talvez as finais (não sei em que número acabou).

      Estão bem guardadas e não pretendo me desfazer delas.

      Excluir
    4. TEnho umas DCE no 4shared, mas espira em um 100 dias logo aproveitem e baixem o que puder...em:
      http://www.4shared.com/folder/fSKm6nrB/DCE.html

      Excluir
  2. Poxa, tô vendo isso agora, eu conheci o mestre Bêda através do trabalho dele e pessoalmente quando ele tinha uma lojinha na Gal Osório, onde vendia revistas e kits de eletrônica! Realmente uma perda lástimavel, também aprendi muita coisa com as revistas dele!:(

    ResponderExcluir
  3. Era fã da revista dele no início dos anos 80.
    Também era fã da revista APE que ele lançou no início dos anos 90.
    Ano passado passei pela loja dele na Gal Osório.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o grande mestre se foi cedo. Mas é bom receber depoimentos de seus admiradores. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Cheguei a comunicar-me com o mestre via e-mail para tirar uma dúvida, que ele disse não poder fazê-lo naquele momento pois estava envolvido em mudanças na empresa, mas que voltaria a fazer contato. Só depois também soube de sua passagem...perda irreparável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente foi uma pena o seu passamento.

      Excluir
    2. A Loja Emark que tem kits e todas revistas do Saudoso Prof .Beda Narques

      Excluir
  6. Nossa fiquei surpreso com a notícia de falecimento do nosso Mestre. Há alguns anos, cheguuei a enviar-lhe um email e o mesmo chegou a responder... Também iniciei na eletrônica em 1983 e ainda me lembro da 1 revista Be a Ba da Eletrônica que nos ensinava sobre os resistores. Agradeci muito o Mestre e disse que o trabalho dele marcou a nosso geração.

    ResponderExcluir
  7. Grande Bêda..
    Ótimo professor a distância, ele sabia como entreter e ensinar ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  8. André Silva - Santos/SP5 de setembro de 2015 às 13:47

    Tenho varias revistas da APE aqui em casa que na minha modesta opinião, foi a melhor de todas, sem sombra de dúvidas. Excelente Professor de eletrônica com "P" maiúsculo.

    ResponderExcluir
  9. Hoje, 12/12/2O15, encontrei em uma caixa de sapatos uma montagem que fiz em dezembro de 91-ARAUTO- Árvore automática- APE- Numero 31, dezembro de1991. Tenho quase todas as revistas do Professor BEDA MARQUES. Clemar Folly- Bom Jardim-RJ

    ResponderExcluir
  10. Beda marques marcou minha infância com a revista aprendendo e praticando eletrônica. Bons tempos

    ResponderExcluir
  11. Essa galera tá velhinha heim ? (Eu incluso)
    beaBá da eletroncica, Montei o piscador infinito com o LM3909 :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu piscador infinito está funcionando até hoje, em 2022....

      Excluir
  12. Era fã das revistas dele.
    Que Deus o tenha.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ainda tenho várias revistas em PDF fiz vários de seus projetos em minha infância. Que Deus o tenha

    ResponderExcluir
  15. Eu tinha toda a coleção, todas mesmo, desde a be a bá até a dce.
    Devido a uma obra aqui em casa em 2002, todas elas desapareceram, foram furtadas, inclusive meu aquário...
    Fiquei muito triste pelas revistas e pelo Godofredo, meu peixinho.
    Beda Marques com sua linguagem popular e sem muita técnica FORMOU muitos Técnicos em Eletrônica de hoje.
    Que seu novo caminho em Planos superiores seu trabalho continue, ensinado a quem precisa aprender, de um jeito que se entenda.
    Tenho 18 cursos na área de eletrônica, TODOS por correspondência, trabalhei muito e ainda continuo, na Área da Eletrônica.
    Passei do Rádio ao Telex, depois Televisão, Informática e por aí vai.
    Adoro a Eletrônica Técnica, ensinei colegas de Profissão com pouco estudo, a ler esquemas de equipamento eletrônicos e já fiz muitos trabalhos na área.
    O professor BÊDA MARQUES foi meu principal inspirador, quando eu lia as revistas e não entendia quase nada de simbolos de eletronica e sonhava ser um técnico.
    Obrigado professor.

    ResponderExcluir
  16. Li todos os comentários aqui exposto e um deles me chamou a atenção.
    "Essa galera tá velhinha".
    Envelhecer é bom, principalmente com sabedoria.
    Envelhecer com dignidade, assim como Bêda Marques, que trouxe muita inspiração a todos os que aqui visitam.
    Quando estava terminando meu primeiro curso de eletrônica, já trabalhava na Área, e as revistas do professor me inspiraram mais ainda e com essa inspiração montei um Blog com mais de seis mil publicações.
    Esse blog, do blogspot foi feito no final de 2014, com 4 publicações, somente no início de 2015 comecei meu trabalho a todo vapor.
    Sonhando em levar meu trabalho, inspirado no Professor, a todos que gostem de eletrônica, tanto profissional, como Hobby.
    Montei vários circuitos do professor e nenhum me deixou na mão.
    Que seu Espírito seja eternamente iluminado.
    Paz irreverencial.

    ResponderExcluir
  17. Comprei muitas revistas do professor BEDA MARQUES,uma delas ensinava como fazer uma antena de UHF,fiz e funcionou legal . Agora essa antena funciona como antena digital . Que saudades do tempo em fazia os seus projetos , realmente foi uma grande perda . Que Deus o tenha .

    ResponderExcluir
  18. Fez parte de minha juventude, tenho muitas lembranças dessa época.

    ResponderExcluir
  19. Prof. Bêda Marques, homem sábio e bom, seus incentivos e ideias fizeram com que eu e muitos se interessassem por eletrônica e aprendesse de forma descomplicada e cômica. O melhor que já teve no Brasil sem nenhuma dúvida. Grato a ele, que Deus o tenha.

    ResponderExcluir
  20. Puxa soube agora do falecimento do bêda, trabavamos juntos na Emark, ele me ensinou muita coisa pra quem não sabe ele era musico tambem e amava os beatles, ele e seu inseparavel amigo Sr Wilson que foi meu patrão 6 anos. Quase todos os sabados faziamos um som na loja antes de fechar. Saudades..Ronaldo(apelidado por ele como bozo)

    ResponderExcluir
  21. Conheci a revista Divirta-se com a Eletrônica quando meu pai trouxe uma edição de número 9, isso foi em 1982 quando eu tinha apenas 9 anos de idade. Depois adquiri os números 1 até 23. Aprendi muito nessa época e também acabei conhecendo o microcomputador em 1985, graças às revistas (haviam propagandas de cursos). Até hoje trabalho com eletrônica e estudei programação também. Tenho muita saudade dessa época em que aprendia e brincava com os diversos projetos eletrônicos!
    https://sites.google.com/site/asadeltacomunicacoes/

    ResponderExcluir
  22. Se não fosse pelo Bêda e a Be-a-Bá da eletrônica, lá em 1980, eu não conseguiria ter montado minha ZXCF para o TK90 há uns 12 anos atrás. Aprendi a gostar de eletrônica por causa do formato das revistas dele e da facilidade com que explicava. Saudades daquela época...grande Bêda e seu legado!

    ResponderExcluir
  23. GRANDE BÊDA. meu primeiro contato com eletrônica foi na bê-a-ba 05, tenho todas as edições até hoje (comprei as 04 primeiras também). Hoje sou professor de eletrônica em uma Universidade Federal e devo muito a ele. Um grande abraço no céu e obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Bêda Marques usava uma linguagem do povão, ele era humilde, gente boa, eu o conhecia, mas não trocava ideias com ele, apenas o via ali e aqui. Infelizmente ele não teve o valor na mídia que merecia ter. Só os tubarões, magnatas se houve falar. Mas o Bêda Marques está aí, no éter, ainda ensinado, que é o melhor que faz...

    ResponderExcluir
  25. que pena , quando morava no Rio de janeiro , sempre comprava o kits para montar, os bons sempre morrem cedo...

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.