quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dados armazenados com tempo de vida além da raça humana

Foi noticiada no Slashdot uma pesquisa realizada pela Universidade de Southhampton que visa desenvolver uma tecnologia capaz de armazenar 360 TB por disco, com estabilidade térmica de até 1000 °C e com vida útil praticamente ilimitada. 

Fonte: Wikipédia
Com material nanoestuturado de vidro de quartzo, os dados são gravados com laser ultra-rápido de femtossegundos codificados em 5 dimensões (os três eixos cartesianos mais o diâmetro e orientação das estruturas nanométricas). Na pesquisa conduzida por Jingyu Zhang, gravou-se com laser, uma cópia digital de texto de 300 kb em três camadas de quantum dots separadas por uma distância de 5 µm. As nanoestruturas modificam a forma como a luz atravessa o vidro, alterando a sua polarização, o que pode ser lido por uma combinação de microscópio óptico e polarizador.

O quartzo fundido pode reter uma quantidade enorme de dados por milhões de anos. Museus e arquivos públicos, que armazenam grande quantidade de informações por longo tempo, poderiam ser amplamente beneficiados com esta tecnologia. Além do mais, todo o conhecimento acumulado pela nossa civilização poderia ser preservado, mesmo quanto a raça humana já não existir mais no planeta.

Ao menos, podemos ter a esperança de que tudo relacionado ao TK90X em particular, e à retrocomputação e ao retrogaming em geral, sejam preservados para a eternidade. 

6 comentários:

  1. Olha professor, se eles disponibilizassem mídias baratas com pelo menos uns 20/30GB e que durassem ao menos 10/20 anos, eu estaria feliz.

    Hoje um "pino" de 25 mídias de DVD (4.7GB) vem com um monte delas com defeito. Independente de "marca", isso já me aconteceu.:(


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei DVDs da Sony que não me deu problema até o momento.Mas já faz um tempo que comprei, não sei ainda hoje está bom.

      Excluir
  2. Excelente notícia - vida longa ao TK

    ResponderExcluir
  3. VamOs torcer q seja barato e popular......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mídia é de quartzo, cuja matéria prima é abundante. O que vai ser caro provavelmente é o drive, aliás, coisa que aconteceu com os disquetes, CD-ROM, DVD-ROM e BD.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.