terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Alan Turing recebe perdão real

A contribuição de Alan Turing foi crucial nos vários campos da Ciência da Computação. Entre outros feitos, estava o de ter decifrado os códigos de mensagens nazistas na Segunda Guerra Mundial. A despeito disso, foi condenado pela justiça britânica por indecência.

Fonte: Wikipédia

Na época, o homossexualismo era considerado crime no Reino Unido e Turing foi condenado em 1952. Para não ser preso, aceitou ser submetido a tratamento com hormônios femininos, o que equivaleria a castração química. Dois anos depois, ele  tirou sua própria vida com veneno aos 41 anos de idade.

A realidade mudou sessenta anos após essa tragédia, mas ainda há muito por fazer contra a opressão e intolerância contra quem é diferente. Fato é que na data de hoje, a Rainha Elizabeth II concedeu perdão ao Turing. Um tardio reconhecimento de que a Justiça foi injusta.

Não quero tecer considerações sobre aspectos políticos, pois não é o tema deste blog. Minha intenção é ressaltar que precisamos construir um mundo em que os indivíduos não são oprimidos por terem condições que os discriminam. Ainda estamos muito distante de um mundo livre assim, mas este é o objetivo que devemos perseguir. Na computação temos alguns exemplos icônicos como Turing ou Ada Lovelace (mulher considerada a primeira programadora de computador).

Um comentário:

  1. Esqueceu de Konrad Zuse, um pioneiro em quase tudo na informatica, mas solenemente ignorado.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.