segunda-feira, 7 de abril de 2014

FZX

FZX é uma nova especificação para arquivo de fontes para TK90X, que permite maior flexibilidade de tamanho e providencia impressão com espaçamento proporcional.


Este padrão foi criado por Andrew Owens e toda a especificação está contido nos arquivos disponíveis no World of Spectrum. Junto, há o driver desenvolvido por Einar Saukas que permite imprimir textos segundo padrão FZX. O fato de ser proporcional permite economizar espaço na tela, além de ser mais elegante. No exemplo abaixo, foi usada uma fonte baseada na da ROM. Nas linhas de cima foi usado o driver de FZX e na de baixo, a nativa do TK90X. Notem a diferença.


Mais uma coisa boa desse padrão é que permite definir além dos códigos 32 a 127 (#20 a #7F), a faixa de 128 a 255 (#80 a #FF), totalizando 224 caracteres. Pude criar assim, caracteres que correspondem à codificação Latin-1 (ISO 8859-1) .


Através desta fonte é possível imprimir textos em português previamente digitado em um processador de textos no PC. As linhas superiores foram impressas com driver do FZX, as inferiores com a rotina padrão do TK90X, que não aceitam acentuação. Digamos que isto seja uma evolução ao UDG 0 da Microdigital, que oferece suporte limitado à acentuação.


O arquivo FZX encontra-se disponível neste link. Penso em adicionar os caracteres Latin-1 para outras fontes também.

Uma deficiência da codificação Latin-1 é a ausência de caracteres imprimíveis na faixa de códigos 128 a 159. Um possível remédio seria usar codificação Windows-1252, mas não estou certo se seria útil.

2 comentários:

  1. Vc chegou a ver umas fotos da modificação nos caracteres do TK90X que eu te mandei???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, é mesmo! Preciso dar uma olhada nisto! Valeu pelo aviso.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.