quinta-feira, 30 de abril de 2015

ZonXplorer

Comprei do Victor Trucco a ZonXplorer e a Blue Drive que, afinal, chegaram em minhas mãos. Esta última é para a linha ZX81 apenas e enquanto não botar o meu ZX81/TK85/CP200 em funcionamento, não terei como a usar.


A postagem de hoje será portanto sobre a ZonXplorer, uma interface de som PSG AY-3-891X. Na realidade esta é uma interface tripla. Quando conectada a uma ZX81, pode-se acionar até 6 canais de som pois há 2 chips PSG na placa. A primeira vez que ouvi dizer de música de 6 canais em máquina Sinclair foi neste vídeo de Yerzmyey que usou 2 interfaces ZonX:


Pois bem, o Victor conseguiu tocar essa música com sua interface que vale por 2 ZonX. Mas tem mais, a ZonXplorer funciona também como Explorer. Para isso, possui 2 conectores edge, uma para ZX81 e outra para TK90X.



O conector maior é para o TK90X e o menor para ZX81. Este último tem uma placa pass-through que permite conectar outro periférico ao computador. A vista lateral da interface mostra um jumper ao lado do jaque J2 que quando está aberto, seleciona o modo ZX81 e quando fechado, o modo TK90X.



O jaque J2 é a saída de som, eu liguei a uma caixinha de som de PC genérica. Como não tenho ainda como testar o modo ZonX, fiz funcionar no modo Explorer ligado ao meu TK90X. Gostei bastante do som que é bastante forte e audível. Os sons digitalizados de Inner Space 5 e Industrial Paradayzzz puderam ser ouvido em alto e bom tom.

Outra coisa boa foi a ausência do bug da porta 65533, pois pela primeira vez pude ouvir músicas do Alien Demo no meu TK90X. Enquanto eu não consertar minha Explorer I e Explorer IV, imagino que a ZonXplorer seja a minha interface de som preferida para o TK90X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.