sábado, 2 de maio de 2015

Multiface 1 com Explorer

No lote de hardware que adquiri recentemente veio, além da Explorer IV, esta Multiface 1 montada pelo Victor Trucco.

Na foto acima, pode-se o conector DB-9 de joystick padrão Kempston e os dois botões de acionamento. Interessante que as cores dos botões estão invertidas em relação à minha M1 antiga, pois neste feito recentemente pelo Victor, o botão vermelho é o reset e o preto é o botão mágico.


Em outro ângulo pode-se observar um interruptor tipo alavanca que habilita/desabilita a interface Kempston. Há ainda um jaque J2 de saída de som em que se pode ligar uma caixinha de som de PC, uma vez que nesta interface em particular, está embutida uma placa de Explorer IV.


A Explorer está ligada à placa de expansão pass-through da M1 através de um conector tipo barra de pinos e pode ser removida.


Observei nesta placa que a modificação para consertar o bug da porta 65533 já fora aplicada, então parti para testes. Carreguei e rodei Alien Demo e Neogen e vi que não havia nenhum problema por causa desta porta. Parece que não foi feita a modificação para consertar o segundo bug da Explorer IV e testei com New Wave, mas aparentemente não travou. Preciso repetir este teste para confirmar se está tudo bem ou não.

Outro teste foi sobre o volume da saída de som e funcionou bem, nas músicas digitalizadas presentes no MQM 5 e Inner Space 5 eram bem audíveis.

Para saber mais detalhes sobre esta interface, vide o site do Victor.

2 comentários:

  1. Nossa! Jamais ouvi falar desta interface. Acho que o Trucco deveria fazer uma placa que contem a M1 + Explorer + TKMEM 128 + Beta. Seria otimo! :-D

    ResponderExcluir
  2. É muito show e a vantagem sobre a M1 original é que não tapa a saída de joystick do tk90x (tipo sinclair) assim se usa a saída da interface a Kempston e tmb a sinclair se quiser...
    Beepoyo, o Victor já fez estes lotes a tempos(menos a TKMEM128, que é do Eduardo Luccas) e bem improvável que possua algum ainda(ele andou liquidando as sobras no site do ML faz mais de ano), eu talvez tenha uma BetaDisc extra sobrando(comprei duas na última leva)...tenho que verificar! oscarkoepke@gmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.