sexta-feira, 5 de junho de 2015

Nova saída de áudio para TK90X

Nas mods correntes de saída A/V do TK90X, o sinal de áudio é tirado da ilha TP7 da placa de circuito impresso, que segue através de um capacitor de 10μF para desacoplar  a tensão DC.

Modificação do original de Jorge Braga

A ilha TP7 está ligada diretamente ao pino 24 da ULA, como está representado no esquema elétrico. Ao se ligar a saída de áudio neste ponto, o som beeper oriundo da ULA vai diretamente ao capacitor de 10μF já citado, enquanto tanto o sinal SOUND-IN oriundo do conector traseiro de expansão como o EAR do gravador terão que passar por vários capacitores  no caminho (C5, C54, C55 e C36). Por terem que percorrer estes elementos até o ponto TP7, enfrentando impedâncias mais elevadas, fazem com que ambos sinais cheguem bastante atenuados à saída de áudio. Isto explica porque o áudio ficava fraquíssimo quando eu colocava as Explorer IV em modo de saída para SOUND-IN (jumpers em posição INT).


TP7 foi feito para teste da saída de som da ULA, sem as interferências do circuito que provê a mixagem dos três sinais (beeper, SOUND-IN e EAR), portanto é inadequado ligar como saída de áudio. O correto, segundo o esquema, seria o nó em que convergem C36 (beeper), C55 (SOUND-IN), C54 (EAR) e os resistores R53 e R54 que propiciam a tensão offset para o varicap ligado ao SOUND-TANK do LM1889. Agora é uma questão de achar um ponto de fácil acesso para retirar o sinal de áudio devidamente mixado.


O lugar mais fácil seria entre os resistores R53 e R54 por terem terminais suficientemente expostos para soldagem. Não é difícil soldar o terminal do capacitor eletrolítico em ambos os resistores, o que deixa a montagem com boa resistência mecânica.



O outro terminal do capacitor será a saída de áudio; a minha implementação com jaque J2 estéreo pode ser vista aqui. Na figura acima pode-se notar a ausência de componentes do gerador de +12 e −5 V, removidos porque neste TK eu uso as tensões de uma fonte de PC (em breve quero fazer um comentário sobre essas tensões).

Após a mod, consegui som da Explorer na TV com intensidade próxima ao do som beeper, como era desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.