quarta-feira, 15 de julho de 2015

Meu equipamento "titular" no momento

Por longo tempo esta foto representava o meu equipamento "titular":


Era composta de TK90X, interface de drive IDS-91, Multiface 1, a primeira Explorer, dois drives com frente branca e uma fonte PC-AT. Depois acrescentei a TKMEM-128.

Só que agora está assim:


com TK95, IDS2001 tipo IDS-91, TKMEM-128 (quase não aparece na foto), Multiface 1 com Explorer IV, dois drives com frente preta e fonte AT.

Uma das razões de trocar o computador é que meu TK90X teve a EPROM danificada e agora estou impedido de usar o chaveamento TK/ZX. Tive que recolocar a ROM original do TK90X que apresentou incompatibilidade em vários programas; já no TK95, que tem uma ROM diferente, todos esses programas rodam. O leitor não precisa se preocupar, o meu blog continuará sendo Cantinho do TK90X e o meu pseudônimo TK90X Fan; nada de Cantinho do TK95 ou coisa parecida.

Por consequência, fui obrigado a trocar a interface de drive, pois a anterior tinha mod de alimentação através de conector mini-DIN. Agora a alimentação se dá através do jaque J2 da IDS2001 e, como estou usando os 12 V da fonte AT, o regulador 7805 está esquentando muito.

Um parte importante do meu sistema é o monitor: uma TV de tubo (CRT) de 14" Philco TP1454.


Gosto bastante deste aparelho, sua imagem é muito boa e não ocupa muito espaço. No entanto seu som não é muito potente e é monofônico. Espero que a TV dure por muito tempo, pois ainda acho os aparelhos CRT bem mais indicados para computadores clássicos.

3 comentários:

  1. Também uso uma TV Philco similar, modelo 1451, mas recentemente visitando algumas lojas vi uma Semp 14" em promoção por apenas R$200, não resisti e comprei. Uma hora quero tentar por entrada RGB em uma das duas (creio que a Philco seja mais fácil do que a Semp - se é que é possível nessa última).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bem que tenho vontade de comprar mais TVs de tubo, mas o problema é achar um espaço para as acomodar.

      Quando for colocar a RGB, avise-me por favor que eu quero também saber como fazer.

      Excluir
  2. Tenho uma Sharp CRT e só ela que uso para conectar os clássicos...

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.