quarta-feira, 22 de julho de 2015

Trilho de 4 spots de lâmpadas LED

Minha postagem sobre lâmpada LED ainda hoje é bastante acessada. Desta vez, vou relatar o que foi feito na minha sala de estar.


Este recinto era iluminado por duas lâmpadas fluorescentes tubulares de 20 W, alojadas nesta calha.


Vinha cumprindo o seu papel, mas eu estava afim de substitui-lo por LED de caráter mais direcionado. Removi a calha do forro.

 
Comprei o conjunto na loja virtual Mosca Branca através do Mercado Livre (nota: não tenho nenhum vínculo com esta empresa, vide este link). A parte metálica dos spots e trilho é feita de alumínio e o conjunto é bastante leve. A cor escolhida foi "titânio" que para mim, por não ser entendido em cores e sua nomeclatura, parece simplesmente um cinza escuro; mas não nego que combina com o forro. A fixação das lâmpadas é feita em soquete de cerâmica GU10, padrão que consiste em dois pinos cilíndricos com pontas em formato de disco. Diferente das roscas convencionais (E27) que necessita girar várias vezes a lâmpada, este soquete só requer que se encaixe os pinos nos orifícios e faça uma rotação até encaixar a lâmpada com firmeza.

A instalação do trilho é fácil, primeiro aparafusei a cruzeta na madeira e, sobre este, encaixei a base do trilho e fixei com porcas. Depois encaixei as lâmpadas e o resultado foi este.


Foram usadas 4 lâmpadas de 5 LEDs cada, com consumo de 6 W. A temperatura da cor é de 3000 K, que dá um tom amarelado que pode ser visto na primeira foto. Este tipo de luz é relaxante, adequado para uma sala de TV. O ângulo desta lâmpada é estreita, similar ao de lâmpadas halógenas, portanto o facho mais intenso é dirigido para uma área pequena.


Além da televisão, esta sala abriga ambientes para bonecas da Lumaniacs que ficaram bem iluminados. Dirigi os fachos dos spots longe da tela da TV para evitar ofuscamento.

Diferente da luz difusa em todo o ambiente emitida pelas lâmpadas fluorescentes, estes spots produzem áreas de iluminação concentrada. Talvez leve um tempo até os membros da minha família se acostumar, mas de início, estou gostando do resultado.

2 comentários:

  1. Ola!

    Aqui em casa,eu uso uma lampada fluorescente(aquelas rosqueadas) de 25W em cada comodo. Qual lampada de LED é equivalente a essa que uso??? Pois quando for me mudar,quero coloca-las na nova casa.

    ResponderExcluir
  2. Você pode buscar no Google por "equivalência lampada led e fluorescente" que há várias tabelas, mas não se guie cegamente por elas. O ideal é comparar quantos lúmens produz a lâmpada ao invés de watts, mas nem sempre você acha essa informação. Só para lhe dar um parâmetro, estou usando LEDs de 16 W no lugar de fluorescentes compactas de 32 W na sala de jantar e ficou ótimo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.