quinta-feira, 3 de março de 2016

Conector RCA para fonte de alimentação

O leitor pode estar se perguntando por que usei conector RCA fêmea para a saída do Power TK.

Esta é uma prática que tenho adotado já há algum tempo. Este conector é fácil de ser encontrado, tanto o macho como a fêmea, no formato tipo "meio do fio".


A primeira vez que fiz esta adaptação foi no carregador do Gameboy Advanced SP, cujo conector é um tipo proprietário sem nenhum equivalente. Como a fonte original não era bivolt e iria viajar para uma cidade com rede de 220 V, tive que improvisar para poder ligar o game numa outra fonte.

O conector fêmea foi empregado na fonte, que fica mais protegida e menos sujeito a curto-circuito. O RCA macho fica ligado ao cabo com o conector proprietário da Nintendo e, quando não está ligado, poderia sofrer curto, mas isso não é problema por não fornecer corrente elétrica. Resumindo: o mais seguro é RCA fêmea na fonte e RCA macho no aparelho que consome eletricidade.


Fiz coisa parecida com a fonte de 9 V, cujo cabo foi cortado e soldado ao RCA fêmea. Preparei um cabo com RCA macho numa extremidade e P4 em outra, tornando-o compatível com a entrada do ZX Spectrum +2.

Há um cabo extra com RCA macho vermelho e RCA fêmea preta na foto. Este foi feito para inverter a polaridade da fonte (de positivo no centro para negativo no centro), compatível com a entrada do +2. Sem isto, o computador vai ser queimado quando ligado à fonte. A cor vermelha foi feita para chamar a atenção, sem este conector, a polaridade da fonte está errada. Mesmo assim, como precaução, sempre meço com multímetro a polaridade antes de ligar uma fonte ao +2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.