sábado, 7 de maio de 2016

Ace 2 para Beta

Fiz a conversão de Ace 2 para rodar em TK90X com Explorer e interface de disco Beta.


Um pequeno parênteses aqui, resolvi descontinuar a coleção AY Games e, quando tiver jogos suficiente, irei começar uma nova coleção. Não é uma mudança muito grande, pretendo incluir suporte para Beta 128 e idioma inglês. A ideia é adaptar cada jogo que rode em TK90X de 48 KB (isto é, sem TKMEM-128) que tenham som para Explorer. Um ponto de partida é esta listagem. A coleção anterior AY Games continuará sempre disponível, mas não será mais atualizada.


Voltando ao ACE 2, há duas versões do jogo, uma para 48K e outra para 128K. Na verdade ambas rodam no TK90X de 48K, mas a segunda possui som para interface AY como a Explorer. Infelizmente há apenas uma música, tocada na tela acima, mas depois que a tecla espaço é apertada, um pequeno bloco é carregado e entra no menu abaixo; depois disto, não há mais som algum.


Eu suspeito que o jogo foi feito para o Spectrum 48 mas foi acrescentado depois uma rotina de música. Como não cabe tudo na RAM, uma parte do código de máquina do jogo tem que ser carregado posteriormente; isto me deu um trabalho para assegurar que, logo após a introdução e antes de carregar este bloco, o controle voltasse para o monitor BASIC para fazer o carregamento do disco.  Um par de POKEs conseguiu este efeito (para maiores detalhes, ver na documentação sobre a conversão).

No menu acima, pode-se escolher jogar contra um oponente humano ou controlado pelo computador, o tipo de combate, número de aviões (isto é, vidas) e o tipo de joystick. Neste última opção, tive uma certa dificuldade em selecionar o Kempston, não sei se um problema na minha Multiface 1 ou da rotina de detecção da interface.


A tela principal do jogo é dividida em duas metades, uma para cada oponente. A disputa é um contra um e existem várias armas à disposição. Confesso que não me dou muito bem com jogo deste tipo, fico perdido no espaço e não consigo chegar perto do oponente. Assim, não consigo dar um juízo sobre ACE 2, entretanto um review da revista Your Sinclair considera-o simplista demais e primitivo, até foi chamado de neanderthal. Somado ao fato de haver somente uma música para Explorer que está longe de ser excelente, pode-se dizer que esta é uma produção fraca.

Os arquivos Hobeta estão disponíveis neste link, deve ser passado para um disquete ou imagem TRD para serem usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.