quarta-feira, 11 de maio de 2016

Problema com disquetes no Debian

Eu vinha trabalhando com disquetes no meu PC com Debian GNU/Linux regularmente, mas agora enfrento um problema.


O principal uso que faço dos disquetes no PC é para trocar programas e dados com um TK90X conectado a uma interface Beta. Nesta configuração, o disquete deve ser formatado em 640 K que é capacidade para mídia de densidade dupla (DD), mas é possível usar uma de alta densidade (HD) desde que se tampe o orifício de identificação de densidade.

Para formatar o disquete, deve-se digitar no shell:
$ superformat /dev/fd0 -- dd sector=16 ssize=256

O comando dd pode copiar um arquivo TRD para disquete ou o contrário:
$ dd if=arquivo.trd of=/dev/fd0 bs=256
$ dd if=/dev/fd0 of=arquivo.trd bs=256


Pois é, atualizei meu sistema para a versão 4.5 do kernel do Linux e estes comandos pararam de funcionar, exceto na configuração nativa do drive, isto é, para formatar, ler e gravar em HD de 1.44 M. Não tem como fazer funcionar para 640 K ou 720 K.

Por ora estou fazendo boot com a versão anterior 4.4 em que tudo funciona normalmente. Não sei o que aconteceu, mas resolvi postar um relato de bug no Debian que ficou registrado como de número 824063. Se algum leitor passa por situação semelhante, pode comentar aqui no Cantinho do TK90X. Espero que o problema seja solucionado, senão terei que permanecer no kernel 4.4 para sempre.

3 comentários:

  1. Ou vc pode instalar dois sistemas operacionais linux. Essa com o kernel 4.4 e outra com a 4.5,em que possa ser atualizada sempre!! Pode soar estranho isso,mas nao deixa de ser uma ideia. :-)

    ResponderExcluir
  2. Vou consultar os fontes, mas é quase certo que seja porque estão deixando de dar suporte a hardware antigo.

    ResponderExcluir
  3. Olha que daqui a pouco vai faler a pena fazer uma máquina pra formatar disquettes baseada num drive e num microcontrolador...

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.