sábado, 9 de fevereiro de 2013

Multiface 1, EPROM e checksum

Quando estava comentando sobre o tempo de retenção de dados em EPROM, uma das preocupações que tinha em mente era com a minha Multiface 1. Os clones nacionais vinham com EPROM ao invés de ROM e, ao estarem se aproximando dos 30 anos desde que foram fabricados, eu imaginava que haveria alguma probabilidade de perda de dados.


Eu já fizera um programa para testar o estado da RAM da M1 e fiquei de ver como testar a ROM. Pensei em fazer algum tipo de checksum e pedi ajuda no fórum de discussão do World of Spectrum, quando me foi sugerido o programa do "Multiface ROM Collection Project". Bingo! Era o que eu queria! Este software, de nome MFIDDUMP (Multiface ID & Dumpimg Utility), calcula o valor de CRC-32 dos 8 KB de ROM da M1 e, com base nisto, dá para se ter uma ideia se os dados estão íntegros.

Tem uma dica para identificar a versão da Multiface. Após apertar o botão vermelho (NMI) e o menu surgir, deve-se pressionar Caps-shift e A (STOP) e surgirão 2 valores em hexadecimal, conhecidos como "Secret Number". No meu caso:


Os valores 93 e 00 correspondem ao do clone brasileiro.

O programa MFIDDUMP produziu o seguinte resultado:


O valor de CRC-32 calculado confere com um valor já conhecido (8C17113B), portanto é razoável supor que a EPROM da minha M1 estão com seus dados corretos.

Pelos depoimentos que tive oportunidade de ler na lista TK90X, desde que a EPROM tenha permanecida com a janela de quartzo coberta, não houve perdas de dados. Eu concluo então que, desde que devidamente protegidas, estas memórias sobrevivem pelo menos 30 anos sem problemas.

No caso da minha M1, a EPROM foi coberta com uma etiqueta de papel que não foi removida desde que a adquiri. 


2 comentários:

  1. nossa to com medo da minha entao , pena que num tenho um tk pra fazer as comparações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem TK, você precisaria de um gravador de EPROM, eu acho.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.