Este ano foi muito contraditório. O número de postagens foi o menor desde o início do Cantinho do TK90X, foi muito difícil produzir conteúdo e reduziu-se minha atividade no hobby. Por outro lado tive várias conquistas no período, como participação na produção de um demo, aquisição de hardware e incursões na eletrônica (parece que eu estava adivinhando esta situação na conclusão da Retrospectiva 2014).
Vejo várias pessoas desejosas pelo fim de 2015. Eu também estou achando que este ano já se estendeu demais. Agora vamos deixar de lado as lamentações e ver as postagens mais relevantes do ano.
Janeiro
Março
- Início da campanha de arrecadação de fundos para produção do documentário 1983: o ano do videogames no Brasil. A meta foi atingida e a produção está em andamento.
- Lançado o demo New View 48K pelo grupo Conscience, que obteve 2ª colocação no evento Forever 2015. Tive uma pequena participação, sendo responsável pelo código da intro. Mais tarde foi lançada uma versão com temporização do TK90X.
- Matt Westcott (Gasman) montou uma orquestra de ZX Spectrum e venceu o desafio de tocar a primeira sinfonia de Mahler completa em BASIC, proposta pelo manual do Spectrum desta linguagem.
Abril
- Adquiri um lote de hardware com muita coisa da linha Sinclair. Os micros propriamente ditos era um TK90X e um ZX-81, mas havia Explorer IV, Multiface 1 com Explorer IV, placa de diagnóstico do TK90X, Kempston Pro joystick/interface e outros itens que ainda não foram publicados por mim.
- Adquiri uma ZonXplorer, interface de som para ZX-81 e TK90X.
- Adquiri uma divIDE.
- Postagem detalhada sobre conserto do bug da Explorer IV.
- Nova forma de conectar saída de áudio externo no TK90X, que mistura melhor o som BEEP e da Explorer.
- Adquiri um CP200.
- Lista de mods de áudio e vídeo para TK90X.
- Instalação de trilho de spots com lâmpadas LED.
- Comprei uma placa de TK90X (TK90X-04).
- Caixa plástica padrão da Patola que cabe a TKMEM-128.
- Placa para substituir a do teclado de TK95.
- Mod em régua de tomadas para ter algum grau de proteção.
- Projeto piscador infinito com o CI LM3909.
- Lançamento do número 15 da revista eletrônica Jogos 80.
- Lançado Demo Big Things LITE.
- Confecção de PCI pelo método fotográfico.
- Circuitos integrados reservas para o TK90X e por que usar HCMOS no lugar de TTL-LS.
- Cometários tardios sobre o 9º Encontro "Clube TK" realizado em outubro.
- Instalação de plafon de LED.
- Review do testador de circuitos integrados do Victor Trucco.
Dezembro
- Lançada Jogos 80 número 16.
- Postagem sobre os 30 anos do TK90X.
- Adquiri um ZX Spectrum +2.
De uma só vez adquiri uma grande quantidade de hardware o que é importante, pois como poderia brincar sem ter os brinquedos? Fiz muitos consertos, espero ao longo do próximo ano deixar tudo funcionando. Também desejo retomar vários dos projetos que ficaram em dormência, incluindo adaptações de programas para interface Beta.
Afora isto, espero que haja as tradicionais edições da Jogos 80, os encontros dos entusiastas e que eu consiga participar, produção de jogos e demos para 48K, novidades em hardware, ... enfim que as atividades prossigam intensas.
Inclua aí o enorme prazer que teus artigos nos trouxeram nestes anos Flávio... Sei que você, apesar das limitações de tempo, mantém este blog com muita dedicação. Só tenho que te agradecer por compartilhar estas experiências e este valioso conhecimento. Muito obrigado meu amigo e que o ano de 2016 nos reserve boas "TK Surpresas"! ;)
ResponderExcluirValeu! E espero que você continue mantendo seu blog, quanto mais opções tiver na web, mais chances de manter o interesse pelos TK.
ExcluirTambém gostaria de agradecer imensamente a manutenção deste Blog, por tantas postagens interessantes e mantendo sempre viva a memória e o uso do nosso querido TK90X, que tantas alegrias e nostalgias nos dá !
ResponderExcluirParabéns pelo esforço e um feliz (e melhor) 2016 para voce e todos os Tk e Spectrum Maníacos !
PS Gostaria muito que em 2016 o site World of Spectrum voltasse à ativa !
Valeu!
ExcluirQuanto ao WOS, tem gente trabalhando para sua recuperação depois da saída de Martijn van der Heide. O fórum já está funcionando.