Para funcionar com este computador, deve-se configurar os jumpers da divIDE de acordo.
Deve-se colocar o um jumper nos pinos localizados no local marcado com A na foto (habilita ZX Spectrum). No local B, que possui 4 pinos, já existe um jumper ligando os 2 pinos da esquerda; deve-se adicionar outro para ligar os 2 pinos da direita (hablita +2). Feito isso, basta conectar a interface no conector de expansão do Spectrum.
Funcionou perfeitamente! Só estranhei que não aparece o menu do BASIC 128, não tenho certeza, mas parece que somente o BASIC 48 é acessível com a divIDE ativada (se o caro leitor tiver alguma informação, peço a gentileza de comentar em baixo). O teclado é muito bom e está em bom estado, mas não tem todas as palavras chaves do BASIC inscritas, pois se supõe que está se usando o editor do modo 128, em que são digitadas letra a letra.
Rodei vários demos que eu tinha adaptado recentemente e, como era esperado, funcionaram bem. Rodei também o jogo Where Time Stood Still com sucesso (ele não roda no TK90X com TKMEM-128). Fiquei animado, pois novas possibilidades se abrem em programas suportados (os leitores podem ficar tranquilos, jamais abandonarei o TK90X).
Ainda sobre o meu novo computador, navegando no site do Victor Trucco, descobri a origem das mods feitas.
Uma delas é a chave de liga-desliga, cuja posição é exatamente como descrita pelo Victor.
Outra é a saída de áudio estéreo, mas diferente da abordagem do Trucco que adota um par de conectores RCA fêmea; neste é usado um jaque J2 estéreo localizado ao lado da saída de vídeo (na extremidade à direita na foto acima). Certamente foi feita ainda a mod de saída de vídeo composto, mas não tenho certeza, pois não examinei o interior da caixa metálica do modulador de vídeo.
Só não consegui fazer funcionar o carregamento da fita. O mecanismo parece funcionar plenamente, pois consigo avançar, retroceder e reproduzir a fita, porém não consegui carregar nada nem ouvi nenhum ruído característico. Investigações a respeito do gravador embutido fica para uma próxima ocasião.
PArabéns...este é um dos melhores 128, só perde pro ToastTrack(sem gravador, mais raro e caro).
ResponderExcluirQuanto ao Gravador ao colocar uma saida lateral com plug-P2 provávelmente desconectou internamente o ckt que liga ao spectrum o gravador logo deve ser isso que não permite que leia...Suspeito. Abra o Micro e confira, se o conector não voi desconectado. Forte Abraço!
Não precisa trocar os jumpers da diVIDE para funcionar no +2 cinza, pode ser usado a mesma configuração do TK90X. Para usar o Basic do 128 junto com a divide precisa de um Fatware especifico. No site do Velesoft tem, basta regravar
ResponderExcluirVou experimentar o dica dos jumpers. Obrigado também pela dica do fatware, não sei se vou experimentar pois o BASIC até agora não me faz falta.
ExcluirUm grande abraço, Victor!
Usar o Basic 128 com a divIDE na maior parte das vezes não é muito útil pois a maioria dos programas exigem que o usuário entre em modo 48K para fazer LOAD"". Alguns são indiferentes, podendo ser usados tanto com o menu "Tape Loader" como LOAD"" em 48K, e alguns poucos vão exigir que se utilize o método específico (p.ex. Saboteur 2 128K e Saboteur 2 48K, fazem distinção).
ResponderExcluirA maioria vai exigir que se entre em modo 48K p fazer load, mesmo que tenha música com AY.
... digo, daí o porque terem optado por dar "boot" logo em modo 48K. Para mudar o comportamento, só trocando o firmware.
Excluir... digo, daí o porque terem optado por dar "boot" logo em modo 48K. Para mudar o comportamento, só trocando o firmware.
ExcluirSobre o gravador nao funcionar. Boa parte das vezes é um simples parafuso bem no meio da placa do tape deck, que tem função de aterramento. Remova o parafuso, limpe bem, coloque no lugar. Se isso não der certo então daí passe a investigar o resto, mas tente isso primeiro.
ResponderExcluirEsse problema é comum tanto no cinza como no +2A/B (pretos).
Valeu pela dica, vou experimentar!
Excluir