sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vocaloids: cantores virtuais

Em vários eventos relacionados com mangás, animes e cultura japonesa eu via uma personagem de cabelos verdes longos, presos como "maria chiquinha". Curioso, descobri que é uma cantora virtual conhecida como Vocaloid.



Um dos primeiros programas com voz digitalizada que me recordo é o jogo Flyer Fox do TK90X. O jogo em si é um simulador de voo mediano, mas seu diferencial era que ocasionalmente gritava algo como "points attacking" e "engine damage".


Depois, quando adquiri um Amiga 500, descobri que o seu sistema operacional (Workbench 1.3) vinha com programa de síntese de voz. Era engraçado ouvir o computador falar algumas frases, especialmente quando falava em português.




A propósito, no Amiga há os programas que permitem editar músicas usando samplers de instrumentos musicais, ruídos e vozes. Conhecidos como MOD Trackers, permitiam criar músicas de qualidade nunca vista em computadores antes. O vídeo abaixo dá uma mostra de sua capacidade:



Mas o que é Vocaloid, e o que tem a ver com tudo isso? Vocaloid é um software de síntese de voz que pode ser editado com uma interface semelhante ao de um tracker. Consiste de um banco de vozes que englobam os fonemas principais da língua a que se destina (o mais comum é o japonês), e que pode ser usado como se fosse um cantor. Trata-se portanto de um instrumento musical que literalmente canta. Obviamente a qualidade do resultado depende muito do artista que está usando o Vocaloid, se a canção for mal composta, fica parecendo que há saltos entre um fonema e outro, como aquelas incômodas mensagens telefônicas automáticas.

O pessoal de marketing bolou associar cada software desse com uma imagem e dar um nome, para que o público pudesse criar uma empatia e identidade para o Vocaloid. Praticamente virou um cantor virtual que, pelo visto, quase é tido como se existisse de verdade. A Miku Hatsune, a jovem de cabelos verdes, provavelmente é a mais conhecida.

Pois este conceito foi levado a um extremo tal que criaram até um show com Vocaloids que, no caso, aparecem na forma de um holograma. Deve ser uma loucura ver um show desses ao vivo:


Eu gosto muito da Luka Megurine, que tem um perfil e voz mais madura:


Além disso ela é bilíngue, possui bancos de vozes para inglês e japonês.

Quem estiver interessado em conhecer mais, recomendo o blog Vocaloid Brasil.

Vendo a evolução da voz digital desde o TK90X, não posso deixar de ficar admirado com os progressos feitos. Imagine que é possível um nerd sozinho produzir uma obra musical, com direito a uma cantora interpretando a sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.