Como eu já tinha dito, o meu joystick arcade estava com problemas pois o botão de tiro deixou de funcionar. Resolvi então desmontá-lo por inteiro para realizar uma manutenção e tentar fazê-lo funcionar de novo.
Não me recordo exatamente quando o comprei, deve ter sido no final da década de 1980. O joystick era originalmente para MSX, mas fiz algumas modificações para funcionar no Amiga, que eram a habilitação do segundo botão de tiro e a inclusão de um circuito de autofire (tiro automático) que poderia ser ativado por uma chave alavanca. Foi colocado um potenciômetro para controlar a velocidade do autofire.
Nesta reforma resolvi modificá-lo especificamente para a entrada de joystick do TK90X. Desmontei e limpei todas as peças, desentortei as lâminas que fazem o contato elétrico e troquei todos os fios. A foto abaixo oferece uma visão interna:
Apesar do aspecto arcaico, funciona bem e é bastante robusto.
Modifiquei o segundo botão, agora ele pode operar em dois modos dependendo da posição da chave alavanca. No modo mais convencional, este botão faz o mesmo papel da posição "para cima" da alavanca, característica útil para certos jogos de plataforma e de corrida. Na outra posição, exclusiva para o TK90X, o botão equivale ao tiro do Sinclair 2 da ZX Interface 2 (tecla 5) e pode ser acionada de forma independente. Este modo não pode ser em hipótese alguma usado no Amiga, sob pena de danificá-lo ao por em curto-circuito a linha de +5 V. Na prática, nunca usarei este joystick no Amiga.
O esquema elétrico da ligação é:
Agora não posso mais culpar o joystick pelo mau desempenho em jogos.
Nesta reforma resolvi modificá-lo especificamente para a entrada de joystick do TK90X. Desmontei e limpei todas as peças, desentortei as lâminas que fazem o contato elétrico e troquei todos os fios. A foto abaixo oferece uma visão interna:
Apesar do aspecto arcaico, funciona bem e é bastante robusto.
Modifiquei o segundo botão, agora ele pode operar em dois modos dependendo da posição da chave alavanca. No modo mais convencional, este botão faz o mesmo papel da posição "para cima" da alavanca, característica útil para certos jogos de plataforma e de corrida. Na outra posição, exclusiva para o TK90X, o botão equivale ao tiro do Sinclair 2 da ZX Interface 2 (tecla 5) e pode ser acionada de forma independente. Este modo não pode ser em hipótese alguma usado no Amiga, sob pena de danificá-lo ao por em curto-circuito a linha de +5 V. Na prática, nunca usarei este joystick no Amiga.
O esquema elétrico da ligação é:
Agora não posso mais culpar o joystick pelo mau desempenho em jogos.
Parabéns e boa jogatina! :)
ResponderExcluirValeu! Espero que renda algum review, quem sabe. ;-)
ExcluirAdorei seu joystick, estou pensando em comprar um desse tipo, mas vi uma coisa: o seu tem o comando no lado direito e os que tem a venda no mercado livre tem o comando do lado esquerdo. Por que isso? Onde encontro um desse tipo igual ao seu?
ResponderExcluirEu também tenho reparado isso, os joystick atuais estão com a alavanca à esquerda. O meu é bem antigo, por isso que deve estar com a alavanca à direita. Não sei o porquê dessa inversão nos modelos mais novos.
ExcluirVocê sabe o esquema pra ligar no msx? Eu tenho dois joysticks arcade encostados que montei pro PC há alguns anos pra ligar na porta lpt1.
ResponderExcluirDê uma olhada nesta postagem:
Excluirhttp://cantinhotk90x.blogspot.com.br/2013/08/pinagem-de-joystick-para-computadores-e.html
Muito bom!! essas chave de lamina são muito uteis quando são de 3 vias pois se pode combinar botões em uma só chave tipo no jogo samurai shodown 2 combinar botão espada média com espada fraca voce consegue espada forte em um só botão.
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