domingo, 17 de março de 2013

Seletor 50/60 Hz

O Eduardo Luccas já divulgou isto tempos atrás, mas só recentemente fiz adaptação no meu TK90X para selecionar entre as duas frequências de interrupções mascaráveis da ULA. Optei por colocar uma chave tipo alavanca, para selecionar entre 50 ou 60Hz (faz me lembrar o Amiga 500, que recebia essa mod pelos usuários brasileiros).

 
O primeiro teste que fiz foi no demo Higher State que a 60 Hz, isto é, no TK90X sem mod, trava o computador na terceira parte:


Quando a chave é colocada na posição 50 Hz, esta mesma parte funciona bem, até o final:


Podemos concluir então que mais uma incompatibilidade do TK90X foi removida. A propósito, as instabilidades na imagem se deve à minha câmara digital, que nem sempre se entende com a minha TV.

No modo 50 Hz a área ocupada da tela da TV é menor, isto é, as bordas superior e inferior ocupam mais espaço. Outro efeito colateral é um efeito de cintilação nas imagens, fato constatado pelo Eduardo também. Este efeito é familiar para mim, pois é semelhante ao do Amiga em modo PAL (50 Hz).

2 comentários:

  1. E o interessante, Flávio, é que isso funciona bem nas TVs de hoje, as quais, aparentemente, trabalham sem problemas com 50 e 60 hertz; mas acho que se fizesse isso antigamente, nas TVs antigas, não ia funcionar bem, a tela ia ficar "girando", teríamos que ajusar o Vertical manualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que alguém teria uma TV antiga desse tipo para testar? Só por curiosidade...

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.