domingo, 7 de abril de 2013

Pasmo

Calma, não é que fiquei espantado ou algo assim, é o nome do programa! Pasmo é um cross assembler que permite gerar no computador Linux, um binário de código de máquina Z80.


Eu tenho usado o z80asm mas, como ouvi referências sobre o Pasmo, resolvi experimentar. Logo vi algumas coisas que me agradaram. Uma delas é aceitar a cerquilha (#) como prefixo para números hexadecimais, notação a que me acostumei desde o Hisoft Devpac. Também não requer dois pontos (:) após um rótulo para defini-lo, como era obrigado com z80asm. Aliás, parece que não é bom usar dois pontos antes de diretivas (pseudo-instruções) por ser incompatível com alguns assemblers.

Infelizmente a documentação é incompleta, pois não menciona quais instruções não oficiais são suportadas. Em experimentações observei que aceita a instrução SLL (mas não as formas SLI ou SL1) e a subdivisão dos registradores IX (IXl e IXh) e IY (IYl e IYh). Aparentemente as instruções OUT (C),0 e IN (C)/IN F,(C) e as que envolvem prefixos #DD #CB ou  #FD #CB não são suportadas.

Por enquanto este assembler tem me agradado e vou continuar a usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.