segunda-feira, 17 de junho de 2013

OS-tan do ZX Spectrum

Quem seria a garota abaixo?

Fonte: OS-tans collections Gallery
Ela é a ZX Spectrum-tan, uma representação antropomórfica do computador de mesmo nome. Percebe-se o ZX bordado em seu chapéu e a sua saia preta com listas no famoso padrão "arco-íris" que caracteriza este computador. As meias de cores diferentes seria uma alusão à colisão de cores característica de seu gráfico. 

ZX Spectrum-tan é uma das OS-tan, que são representações de sistemas operacionais na forma de meninas ou mulheres jovens em estilo mangá. Parece que a cultura nipônica tem certa predileção por antropomorfizar entidades abstratas, como é o caso de software de síntese de voz como Vocaloid. O sufixo -tan (たん) seria uma corruptela do sufixo japonês -chan (ちゃん, usado para se referir a alguém mais jovem ou ainda para demonstrar afeto), oriundo da fala errada de crianças em fase de aprendizagem.

Muitos artistas, a maioria amadores, criaram OS-tan para diversos sistemas. A dupla Commodore 64 e Amiga seriam:


Apple II e Lisa são representadas como: 


Os japoneses não iriam de esquecer do MSX-DOS:


Dei um destaque maior aos sistemas clássicos nesta postagem mas, de longe, os sistemas operacionais modernos são os mais populares. Puxando a brasa para a minha sardinha, mostro a Linux-tan:

Fonte: JKHP
Esta é a penguin girl, uma alusão ao Tux, que é o mascote oficial do Linux. Além do Linux em si, distros como Debian também mereceu sua OS-tan:

Fonte: JKHP

Um comentário:

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.