domingo, 7 de julho de 2013

Nestor+

Victor Trucco está desenvolvendo o projeto Nestor+, originalmente publicado na revista Nova Eletrônica no ano de 1984. 


Na época surgiram kits de microcomputador básico com finalidades didáticas, baseado no então onipresente microprocessador Z80. Pela sua extrema simplicidade, este é um sistema bastante limitado se comparado, por exemplo, a um TK85 ou CP200. A entrada, por exemplo, se dava por um teclado reduzido para inserir dígitos hexadecimais e alguns comandos e a saída, por displays de 7 segmentos de LEDs. Tais kits foram comercializados em diversos cursos por correspondência.

A revista Nova Eletrônica trouxe então uma série de artigos com um projeto desse tipo, o Nestor, que permitiria ao hobbysta construir seu próprio computador. Como eu comprava muito esporadicamente essa revista (minha preferência era Divirta-se com a Eletrônica e Saber Eletrônica), na época Nestor não chegou ao meu conhecimento.

Quase três décadas depois, Victor pretende reproduzir este projeto com alguns melhoramentos (mais memória, interface de som e cassete, conector de expansão e placa menor), por isso foi rebatizado como Nestor+. Embora modernamente tenhamos kits com mais recursos como Arduíno ou Raspberry Pi, este hardware tem o charme de ser objeto da retrocomputação.

Quem quiser fazer parte da lista de interessados no Nestor+, entre em contato direto com o Victor Trucco: victor.trucco (no) gmail (ponto) com.

4 comentários:

  1. Me recordo disso, lembro inclusive que cheguei a usar um kit desses na Escola Técnica de Eletrônica (ETE) na época do curso, na aula de laboratório, para aprender um pouco de programação Assembly (olha só o que ensinavam na época!). Porém não tenho lá muito boas recordações não, não gostava muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei hoje se ensina programação Assembly... Interessante saber que tais kits foram usados em escolas (se bem que ETE não era uma escola qualquer).

      Mas você não é muito chegado em programação, Edu?

      Excluir
  2. Montei um Nestor... precisava algum ajuste... mas funcionou...Ótima épcoa...

    ResponderExcluir
  3. No curso de eletrônica do CeFET (antiga Escola Tecnica) se usou kits didáticos muito parecidos com Nestor, isso até os anos 2000.

    O curso era incrível, ensinar adolescentes de 14 ou 15 anos a programar uma CPU para bootar, ativar a PIO e a SIO e fazer tudo, da varredura do teclado até todo controle de interrupções em 2 semestres é um feito impreasionante... até hoje isso é algo difícil de explicar.. agradeço muito meus professores por ter me dado acesso a isso tão cedo.. antes dos 14 eu sonhava em montar um Nestor, tinha xerox das páginas dessa revista, mas sem $ e sem experiência era só um sonho bobo.

    Anos mais tarde encontrei os exemplares num sebo e comprei tudo.. quem sabe rola um momento de nostalgia e entro na onda aí de montar ele enfim.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.