Vou relatar as minhas impressões sobre o encontro realizado ontem na residência do Clóvis.
Na foto acima, está o famoso TK90X embutido em case de PC, com todos os periféricos e fonte que tem direito (todos não, ainda daria para pôr a TKMEM-128). O case do TK95 seria o teclado do computador e o monitor é o venerado Commodore 1084. Aparecem também na foto os ovinhos de amendoins, um dos combustíveis do encontro (mas o prato principal foi um delicioso pão com vina e purê de batatas).
Da minha parte, levei o meu TK90X cheio de mods que normalmente uso, com os seus periféricos, inclusive o meu joystick arcade (aliás, Jader e Francisco levaram também os seus). Muitos dos presentes puderam sentir, pela primeira vez, o toque ao tato do TKlado. Mostrei também a minha Explorer com placa coberta de Durepóxi®.
O grande astro deste encontro, na minha opinião, foi o SAM Coupé do Emmerson.
Essa era uma máquina que eu sonhava ao vê-la em revistas inglesas. Pena que não emplacou comercialmente, mas mostrou uma incrível capacidade, principalmente se considerarmos que era de 8 bits. Na fotos abaixo podemos ver o jogo Prince of Persia e uma versão super colorida de Manic Miner:
Estiveram presentes ainda os bizarros clones russos do ZX Spectrum,
raridades da Sinclair Research como as TVs portáteis e as calculadoras,
e micros raros como TI-99/4A e X68000:
Houve ainda uma sessão de consertos de equipamentos e de gambiarras. Os ferros de soldar estiveram à mil nas mãos dos especialistas Victor Trucco e Fábio Belavenuto. Este último me mostrou ainda o protótipo definitivo do clone da ULA do TK90X, que vi ao vivo pela primeira vez, pois eu só tinha mexido com o protótipo número 1. A plaquinha ficou bem ajeitada com componentes SMD compactos e recebeu a saída RGB opcional.
Foi muito bom ver todos os equipamentos acima, mas o que realmente eu mais desejava no encontro era conhecer pessoalmente os amigos que cultivei na retrocomputação. Esta é uma foto geral do encontro:
Da direita para a esquerda, na fileira superior estão: Garrett, Flávio Gaspar, Douglas, Victor, Branco e Fábio; na fileira intermediária, Álvaro, eu, Favoreto, Daniel e Jader; na fileira inferior, Equetus, Clóvis, José Marcos, Nelsinho, Róbson e Emmerson.
Mas nem todos apareceram na foto geral, pois alguns vieram mais tarde, como o Kim e o Francisco:
Foi maravilhoso ver e abraçar pessoalmente aqueles que, apesar da distância, mantém comigo uma forte amizade. O dia transcorreu de maneira realmente agradável e permaneceu um gosto de quero mais.
Eu agradeço à família Friolani pela calorosa acolhida em sua residência (aliás, peço desculpas pela bagunça deixada) e ao Jader, pela carona ao aeroporto tanto na ida como na volta.
Flávio, não tem nada que agradecer, eu que agradeço a presença de todos que se dispuseram de seus tempos e vieram de LOOONGE até aqui em minha casa. Qdo vier para SP visitar os parentes em suzano, dê uma esticadinha e passa tmbm em Sto André, é só tocar a campainha e a gente encomenda a pizza! Valeu!
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado pela hospitalidade, foi um dia agradabilíssimo! Quero revê-lo sim e, quando for dar uma passeada aqui no Sul, me dê um toque.
ExcluirPuxa Flávio, uma pena que eu não pude ir mesmo, mas, são coisas da vida, que acontecem mesmo. Só quero que prometa que virá no encontro do ano que vem, hein! Grande abraço!
ResponderExcluirTambém eu achei uma pena, pois queria conhecê-lo pessoalmente. Mas não tem problema, no que depender de mim, ano que vem estarei aí novamente.
ExcluirAlguém conhece algum sitio ou clube para o TK-85?
ResponderExcluirVocê pode conferir o site do Kelly:
Excluirhttp://zx81.eu5.org/
ou o grupo de discussões TKCP:
https://groups.yahoo.com/neo/groups/tkcp/info.
Boa sorte!