sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Kraal 48 e 128KB

Este é um jogo relativamente obscuro, mas eu o conheci porque veio na fita de brinde de capa da revista Your Sinclair.


Kraal ficou esquecido por muitos anos, até que o reencontrei no World of Spectrum. Um fato que eu não sabia é que. no modo 128KB, alguns blocos extras são carregados. Testando na TKMEM-128, há a execução de música de fundo para a Explorer.

A história do jogo é que uma princesa está em perigo e cabe ao jogador salvá-la. Para cumprir a missão, pilota-se um tanque que elimina espécies alienígenas que infestam a área do jogo.


Uma das coisas que me chamou a atenção na época era o item 4 do menu (striptease). Pressionando a tecla correspondente, a princesa diz que você (o jogador) não parece ser maior de 18 anos mas, se conseguir salvá-la, poderia pensar a respeito. Eu tinha ficado curioso, mas não consegui passar sequer da primeira fase. Não acredito que realmente seja exibida imagem de nudez, imagino que deva haver algum tipo de piada no final. Se alguém conseguiu terminar o jogo poderia contar o que há.

Kraal é bem feito; a tela é bastante colorida e com bastante elementos, embora possa parecer meio confusa até se acostumar. No início há uma música tipo beeper e, na presença de 128KB de RAM, o jogo tem fundo musical para Explorer. Os aliens são bem animados e o tanque pode atirar nas 8 direções, ao invés de 4 como é o usual.

Para baixar o jogo adaptado para disco Beta, em formato Hobeta, use este link. O programa detecta automaticamente se o TK90X está em modo 48 ou 128.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.