sábado, 31 de maio de 2014

Acheron (Exodus)

Mais um demo para TK90X com Explorer e Beta 48, que foi readaptado para funcionar também na Beta 128


Acheron tem uma breve introdução com uma música, seguido de uma tela e depois um menu que permite selecionar entre várias músicas com teclas 8 e 9 seguido de 0. Pode-se programar para tocar todas as músicas em sequência, pressionando a tecla Enter.

Para baixar a nova versão dos arquivos Hobeta, clique neste link.

5 comentários:

  1. Por acaso (?), nome de duas bandas de Metal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não seja tão acaso. As capas de alguns demos do Exodus têm a figura do Eddie do Iron Maiden.

      Excluir
  2. Desculpe entrar com um assunto diferente do tópico em questão;
    Sei que você faz excelentes rotinas em assembler e pude constatar isso
    vendo um demo com seus códigos, aliás muito bonito mesmo!
    Estava me lembrando de uma antiga propaganda do TK90X (ou seria do TK95)
    que mencionava algo assim sobre o micro: "e tem 8 cores que podem inclusive ser combinadas em até 64 cores!!" Sempre fique com a "pulga atrás da orelha" com o significado desta afirmação?! Estas "cores adicionais" seriam apenas fruto da simples alternância repetida de uma linha coma cor "paper" seguida por outra com a cor "ink" repetidamente ou haveria algo mais nessa típica frase de efeito publicitária?
    Cheguei a imaginar que talvez a ULA tenha alguns truques escondidos que permitiram se conseguir novas cores através de programação assembler avançada, você poderia me ajudar a esclarecer esta antiga dúvida? Além disso tenho a nítida sensação de que alguns jogos possuem a paleta de cores ligeiramente diferente das cores padrão do TK / ZX spectrum. Aproveito também para perguntar de você conhece a "sintetização" do ZX Spectrum através de circuitos FPGA feita no dispositivo "MCC-216"?? Comprei um destes no Ebay americano e gostei bastante, não noto diferença nenhuma dos jogos rodados nele e no meu TK90X, acho que nem poderia ser descrito como emulador pois os circuitos FPGA na verdade "sintetizam" o hardware original, (exatamente como a ULA em FPGA que vocês andaram testando) aliás é muito bom carregar jogos e demos através de um cartão SD usando o ResiDOS. Esta adaptação (do ZX) para o MCC-216 foi feita por uma italiano chamado Alessandro Dorigatti, a única coisa que deixa a desejar foi que ele implementou somente o modelo 48K e sem interface AY. Você poderia me dizer se a comunidade de usuários do TK90X tem conhecimento deste dispositivo e se tem, o que pensa dele?
    Abraços,
    Jaime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaime. Obrigado pelo contato.

      Quanto à combinação de cores, se for usado padrões alternados de retículas, pode-se obter na verdade até 53 cores, como pode ser visto no demo resultado do evento Multimatograf 9: http://cantinhotk90x.blogspot.com.br/2013/06/mf9-53c-slideshow.html.

      A ideia de se fazer um TK/ZX em FPGA também tem sido desenvolvido aqui no Brasil, pelo Victor Trucco e Fábio Belavenuto. Não sei as especificações do protótipo, mas parece que o trabalho está bastante avançado. Dê uma olhada aqui: http://cantinhotk90x.blogspot.com.br/2014/05/tbblue-e-mission-highly-improbable.html.

      Excluir
  3. obrigado pelas dicas, vou conferir agora mesmo!
    grande abraço!
    Jaime

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.