domingo, 24 de maio de 2015

Conserto de um TK90X (parte 1)

Este é um TK90X que eu tinha avariado por ter feito uma experiência de forma desastrada.


Ele não ligava e na saída do regulador de tensão LM7805 observei apenas cerca de 0,6 V. Resolvi substitui-lo mas não tinha nenhum componente novo no meu estoque, somente alguns que retirei de outros equipamentos. Peguei um deles e, antes de colocar no TK, fiz um teste rápido com uma fonte de alimentação e multímetro, para constatar que a saída era próxima de 5 V.

Primeira lição: "sempre manter um estoque com os componentes do TK90X de reserva".

Uma vez soldado na placa, verifiquei que a tensão de saída estava muito baixa, cerca de 2,6 V. Peguei o 7805 que tinha tirado da placa e fiz o mesmo ensaio com fonte e multímetro e medi 5 V na saída. Concluí que não era o regulador que estava com problemas, mas possivelmente havia algum curto no equipamento (mesmo assim, era estranho ter uma tensão muito acima de 0 V, se a proteção contra curto estava acionada). Como precaução, saquei o Z80, a ULA e a ROM dos respectivos soquetes. Testando esses componentes em outro TK, estavam todos funcionando.

Tentei encontrar algum curto através do "dedômetro", isto é, tentando identificar um componente em curto pelo aquecimento. Nada, nem o 7805 aquecia. Resolvi sacar todos os integrados MB81416 da RAM alta, pois já tive experiência de componente deste tipo em curto com um outro TK. A tensão continuava baixa.

Prossegui com o banco de RAM baixa, porém os AM9016 (equivalentes de 4116 da AMD) estavam soldados. Levei um baita tempo dessoldando, mas aproveitei para colocar soquetes no lugar. Mesmo sem nenhuma RAM, o problema persistia.

Com multímetro, fui testando os resistores e diodos na própria placa, como recomenda Victor Trucco. Testei também os transistores e as junções pareciam OK, exceto pelo par BD136 e BD139 que estavam abertos. Dessoldei os dois fora.

Embora fosse pouco provável que fossem os componentes em curto, resolvi sacar o LM1889N do soquete e dessoldar LM1886 e 74LS365. Nada foi resolvido.

Passei então para os capacitores de descoplamento, pois são componentes que estão ligados à alimentação e à terra ao mesmo tempo. Dessoldei os eletrolíticos e nada feito. Dessoldei então um dos pinos de cada um dos capacitores cerâmicos e da foto abaixo, que até hoje não sei bem o tipo, mas são mecanicamente bem frágeis (destruí duas unidades na dessoldagem). Mesmo assim tudo continuava como dantes.


Comecei a suspeitar que não era um curto, até porque o sintoma não condizia. Resolvi medir a corrente consumida pelo TK, chegando ao valor de meros 22 mA. Não era caso de curto circuito. Refiz o teste dos 7805 com fonte de alimentação, multímetro e, desta vez, com resistor de 240 Ω como carga de aproximadamente 20 mA. A tensão de saída caía para cerca de 3 V. Sem a carga, o regulador conseguia manter os 5 V nominais. Enfim, o culpado era o 7805 mesmo, mas para o meu azar, a peça que eu tinha pegado como substituto também estava danificada.

Segunda lição: "antes de usar um componente de segunda mão, faça um teste exaustivo nele".

Peguei um terceiro 7805, desta vez testado com carga e aprovado e coloquei na placa. Ao ligar, mantinha a saída regulada em 5 V. Recoloquei no lugar todos os componentes; pelo menos agora muitos dos integrados estão em soquetes. Substituí o par BD136/BD139 por outras peças usadas, mas devidamente testadas. A quantidade de componentes removida é impressionante, quase deixei a placa pelada.

Terceira lição: "só conseguimos achar alguma coisa no último lugar em que procuramos (até porque se o achamos, deixamos de procurar)".

O conserto não terminou, pois ao ligar o TK, a tela não fica bem sincronizada na TV e aparentemente o computador está travado. Preciso verificar o que mais pode estar danificado. Porém as tensões de 5, 12 e -5 volts voltaram à sua normalidade e assim é possível prosseguir o conserto.

Atualizações:
  1. disponível a parte 2;
  2. este micro foi batizado de TK90X-02

6 comentários:

  1. Rapaz que trabalheira em? sempre tem um regulador de tensão no meio do problema. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alimentação é a primeira coisa que a gente checa, e foi o caso. Ainda preciso tomar fôlego para retomar o conserto.

      Excluir
  2. Ainda vou ler tudo logo mais. Mas nas primeiras linhas já deu pra aprender uns macetes. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que as minhas postagens possam ajudar os amigos. Um abraço, Luiz Eduardo.

      Excluir
  3. Bela trabalheira... Bem o capacitor gozado é um cap. Cerâmico com formato não comum, também usaram mas ai mais nos tk95 capacitores de vidro, no lugar de cerâmicos. Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que em lugar nenhum acho especificações do referido capacitor.

      Fico curioso sobre esses capacitores de vidro. Quando pesquiso sobre eles, só aparecem dispositivos com pequenas capacitâncias, nunca ouvi falar de 100 nF.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.