quarta-feira, 8 de julho de 2015

TK95: saída de áudio e LED

Além das mods comentadas ontem, eu tinha feito mais duas no meu TK95 que relatarei agora.


Saída de áudio

Como já foi comentado antes, a saída de áudio para mod de A/V não deve partir da ilha TP7 da placa, mas deve ser posicionada entre os resistores R53 e R 54. Eu tinha feito a referida mod no TK95 antes de descobrir este fato. Agora dessoldei a capacitor de 10 μF de TP7 e coloquei no lugar certo, como se pode ver na foto.


Testando com uma Explorer IV, constatei com satisfação de que o volume do som AY ficou bem melhor.

LED

Uma das coisas que gosto bastante no TK95 é a o LED retangular vermelho que indica seu funcionamento. Este LED é soldado numa plaquinha que fica aparafusada ao gabinete plástico.


A alimentação de 5 V é tirada da própria placa principal, na qual há um resistor em série para limitar a corrente do LED. Como a placa do TK95 é exatamente igual à do TK90X que não previa saída para o LED, foi feita uma gambiarra pela Microdigital. No lugar de um capacitor de desacoplamento, soldou-se os fios que vão ao LED, sendo que em um deles foi intercalado o resistor. O ruim desta gambiarra é a sua fragilidade: nessa de abrir e fechar o gabinete, o fio acabou se partindo e tive que efetuar o conserto.


Ao invés de soldar os fios e os resistores, coloquei na placa dois pinos (daqueles que vem em barra de pinos). Planejei ligar conectores Modu aos pinos, o que torna a montagem mais resistente e destacável, quando for abrir o gabinete. Para quem não sabe, este conector possui alojamentos de plástico (pretos na foto) e terminais metálicos (na foto, as peças estão ligadas em forma de carretel, de onde deverão ser destacadas). A ponta de cada fio deve ser presa no terminal com auxílio de um alicate de bico, para em seguida o conjunto ser embutido no alojamento.


Resta ainda adicionar o resistor em série. Optei por colocá-lo na plaquinha do LED e para começar, interrompi uma das trilhas de cobre raspando com uma punção.


Soldei um resistor de 180 Ω ligando o LED ao fio. O valor da resistência depende da corrente a ser percorrida no LED que, neste caso, será de 19 mA. Note ainda o aspecto final dos conectores Modu nas extremidades dos fios.


Finalmente os conectores foram ligados à placa, mas não se deve esquecer que o LED é um componente polarizado. No meu TK95, o fio branco deve ser ligado a +5 V e o azul à terra (porém não garanto que seja igual para todos).


Depois foi só questão de montar novamente a placa no gabinete e fechar o conjunto. Foi um pouco chato ajustar o posicionamento das fitas que ligam o teclado à placa nos conectores, mas no fim deu tudo certo.

6 comentários:

  1. Massaro-san, uma alternativa mais legal seria um led bicolor com os fios ligados a modificacao da rom chaveada tk/spectrum. Assim poderia acender vermelho quando TK e laranja quando ZX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ideia interessante, mas tenho uma dúvida. Existe LED retangular bicolor? Nunca vi um, mas seria legal se existisse.

      Excluir
    2. Existia sim, eu tive vários, mas atualmente só tentando achar..

      Excluir
    3. Nunca tinha visto. Vou procurar pelos sites. Valeu a dica.

      Excluir
  2. Flavio,desculpe perguntar. Existe alguma forma de adaptar um desses teclados do Tk90X,95,Spectrum para o PC (porta PS/2) ???? E se existir,quem faz esse tipo de trabalho??? Fico no aguardo. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço alguma iniciativa assim. Talvez o Victor Trucco possa responder, entre em contato com ele.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.